fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Vacina contra HPV pode voltar a ser aplicada nas escolas de Manaus

Vacinação nas escolas foi suspensa em 2014. Hoje, debateu-se logística para vacinadores irem até os estudantes e garantirem maior adesão ao imunizante.

25 de agosto de 2021

Compartilhe

O HPV é o causador do câncer do colo do útero (Foto: Reprodução)

Suspensa em 2014, a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) pode voltar a acontecer nas escolas de Manaus. Pelo menos é o que estudam a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) que, nesta quarta-feira (25), debateram a viabilidade da campanha retornar para as unidades de ensino da rede municipal. O HPV é o causador do câncer do colo do útero.

O diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão; a médica ginecologista e chefe do serviço de Ginecologia da Fundação, Mônica Bandeira; e a chefe do Departamento de Prevenção e Controle de Câncer (DPCC/FCecon), enfermeira oncologista Marília Muniz, apresentaram ao titular da Semed, Pauderney Avelino, o atual cenário do câncer do colo do útero no Amazonas.

A doença é causada pelo HPV e é 100% evitável. No Amazonas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são previstos 700 casos de câncer do colo do útero para 2021, sendo 580 somente em Manaus.

Prevenção

A vacina contra o vírus HPV é a prevenção primária ao câncer do colo uterino, sendo indicada para meninas dos 9 aos 14 anos e meninos dos 11 aos 14 anos. O imunizante é gratuito, eficaz e seguro e se encontra disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). São necessárias duas doses.

Vacinação nas escolas

Durante o encontro, FCecon e Semed defenderam a importância da volta da vacinação contra o HPV às escolas, que foi suspensa em 2014. Foi debatida a logística para os vacinadores irem até os estudantes, de forma a obter maior adesão à vacina.

“Esse é um momento histórico para Manaus e para o Amazonas, com a possibilidade de ser realizada uma campanha permanente de vacinação contra o HPV nas escolas. Certamente é uma forma segura e simples de combatermos o câncer do colo do útero, doença que mais acomete e mata mulheres no nosso estado, evitando que as próximas gerações sejam vítimas dessa doença”, disse Gerson Mourão.

Conforme a Semed, a rede municipal de Educação possui 87 mil alunos na faixa etária indicada para receber as duas doses da vacina contra o HPV.

“A ideia é transformar essa campanha de vacinação em uma campanha de saúde pública, para que possamos, num curto espaço de tempo, erradicar o câncer do colo do útero através da vacina do HPV”, disse o secretário municipal de Educação.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021