fbpx

sexta, 20 de maio de 2022

Ufam inicia aulas via Ensino Remoto e abre segunda fase de matrículas

Mais de 50 mil solicitações de matrícula para o semestre especial foram realizadas, totalizando a composição de 1.981 turmas com 1.015 docentes envolvidos.

8 de setembro de 2020

Compartilhe

O percentual de 72% da comunidade universitária aderiu ao ERE (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Amazonas iniciou nesta terça-feira (8) as aulas para os alunos de graduação por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE).

Mais de 50.000 solicitações de matrícula para o semestre especial foram realizadas, totalizando a composição de 1.981 turmas com 1.015 docentes envolvidos. 

Na oportunidade em que concederam entrevista coletiva à imprensa, o reitor e o pró-reitor de graduação, professor Sylvio Puga e professor David Lopes Neto, respectivamente, avaliaram a adesão maciça de alunos e professores ao ensino especial e também fizeram o anúncio da oferta de novas vagas e turmas para atender à demanda extra.

O percentual de 72% da comunidade universitária aderiu ao ERE, ou seja, 38.500 matrículas foram efetivadas das 50.000 requisitadas inicialmente, em diferentes disciplinas.  Para o reitor, a adesão ao ERE tem um significado especial.

“Isso mostra que o nosso estudante deseja voltar a academia, estar no cerne do conhecimento, produzindo, e essa nova forma vai fazer com que pensemos um novo suporte tecnológico, um novo apoio ao ensino presencial que nos demanda um olhar especial a diversas necessidades, como o auxílio digital”, ratificou Sylvio Puga.

“Isso é bastante importante que nós falemos, por que ao mesmo tempo que temos trabalhado para nos prepararmos para o retorno presencial, a Universidade estava pensando nesse ensino para atender aos anseios de uma comunidade superjor a 30 mil estudantes. Trabalhamos com baseados em estudos, com regulamentação, para legitimar as escolhas por adesão”, observou o pró-reitor da Proeg. 

Aprovação

O ERE foi aprovado via Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), aprovou nesta terça-feira, dia 11 de agosto, o Regulamento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o Calendário Acadêmico Especial 2020, no âmbito da graduação.

A modalidade de ensino remoto considera o distanciamento geográfico entre docentes e discentes de forma temporária, por acesso remoto, com mediação pedagógica assentada nas Tecnologias de Informação e Comunicação e mídias digitais, fora dos espaços físicos da Ufam (campus Manaus e campi das unidades acadêmicas em Itacoatiara, Coari, Humaitá, Parintins e Benjamin Constant) para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, diante da impossibilidade de ensino presencial, em decorrência da pandemia da covid-19.

Novas turmas 

Os alunos que num primeiro momento não conseguiram efetivar matrícula e gostariam de concorrer a vagas de disciplinas devem acessar o e-campus, por meio do endereço eletrônico e-campus.ufam.edu.br.

Leia mais Dia a Dia

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022

TCE-AM suspende pregão para aluguel de ambulâncias em Itacoatiara

O relator do processo no TCE estabeleceu prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Itacoatiara apresente documentos ou justificativas sobre a exigência de documentos

19 de maio de 2022

PcDs terão acesso gratuito no jogo Guarani x Vasco na Arena da Amazônia

Além da gratuidade na Arena Amazônia, a norma do Estado do Amazonas também assegura que o acompanhante de PcDs pague 50% do valor do ingresso cobrado.

19 de maio de 2022

Ação conscientiza motoristas sobre dificuldades vividas por ciclistas

Ação 'Convivência Legal' consiste em fazer, por meio de simulações, com que motoristas de ônibus sintam na pele o que sente o ciclista quando é ameaçado nas ruas.

19 de maio de 2022

Conservar a Amazônia é mais barato do que as áreas protegidas da Europa

Valor por hectare da conservação da Amazônia Brasileira é sete vezes menor do que manter as áreas protegidas da União Europeia conforme estudo.

18 de maio de 2022