fbpx

sexta, 20 de maio de 2022

Tratamento alternativo à vacina contra Covid-19 é realizado em Manaus

Aplicação de anticorpos monoclonais é um tratamento aprovado pela Anvisa e já é feito em Manaus com resultados positivos, conforme divulgação da Oncoclin.

24 de janeiro de 2022

Compartilhe

Pacientes reduzem em 70% risco de desenvolver a Covid de forma grave, afirma Oncoclin (Foto: Divulgação/Oncoclin)

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tratamento a base de aplicação de anticorpos monoclonais está sendo empregada em Manaus pela clínica Clínica Oncológica e Radiológica (Oncoclin) em parceria com o laboratório sul-coreano Celltrion Healthcare.

A clínica afirma que fez a primeira aplicação de anticorpos monoclonais em um paciente com Covid-19, do grupo de risco, que teve alta após receber a medicação. As aplicações são feitas por via introvenosa, numa única infusão, nos quatro primeiros dias de sintoma, e reduzem em até 70% o risco de um paciente ir para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Segundo o diretor da Oncoclin, Thiago Machado da Silva, a clínica está à frente na busca por tratamentos que promovam melhoria de qualidade de vida dos seus pacientes e de oferecer valor agregado à saúde. “Fizemos essa parceria positiva, com êxito na primeira aplicação em um paciente do grupo de risco numa das cidades mais abaladas do mundo pelos efeitos da Covid e suas variantes. A parceria com a Celltrion mostra que somos reconhecidos, não apenas no cenário local pelos médicos, pacientes e operadores de planos de saúde, mas na referência nacional pelos laboratórios por terem nos buscado para tal feito. Só me resta agradecer a toda cadeia envolvida no processo”, comentou Thiago Machado.

Os anticorpos monoclonais são feitos em laboratório e tem a função de mimetizar a ação dos anticorpos produzidos pelo nosso próprio corpo. Além disso, são programados para agir diretamente na proteína do vírus, aquela que possibilita a sua reprodução dentro do organismo humano. Por isso, mostram-se eficazes na hora de impedir que a infecção se agrave, reduzindo significativamente riscos de uma internação em UTI.

A diretora técnica e médica oncologista da clínica, Adelaide Machado Portela, explica que o anticorpo está no grupo de medicações mais modernas, com durabilidade e ação pontual no vírus, reduzindo efeitos na imunidade dos pacientes, especialmente os do grupo de risco, como pessoas em tratamento de câncer, imunossuprimidos, obesos, diabéticos e com doenças crônicas pulmonares. “A nossa indicação, na Oncoclin, é para pacientes deste grupo, com Covid leve e moderada, que não tenham evoluído para dependência de oxigênio. A grande vantagem é que nos indivíduos com o sistema imunológico comprometido, seja por drogas imunossupressoras, seja pelas doenças citadas, este tratamento vai impedir uma evolução desfavorável, aumentando a chance de vida”, explicou a médica.

Especialistas alertam que a aplicação deve ser prescrita pelo médico, administrada em ambiente hospitalar e que há um tempo exato para que seja feita de forma que o sistema imunológico seja estimulado corretamente. Passando esse prazo, que seria nos estágios iniciais da doença, a aplicação perde efeito.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022

TCE-AM suspende pregão para aluguel de ambulâncias em Itacoatiara

O relator do processo no TCE estabeleceu prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Itacoatiara apresente documentos ou justificativas sobre a exigência de documentos

19 de maio de 2022

PcDs terão acesso gratuito no jogo Guarani x Vasco na Arena da Amazônia

Além da gratuidade na Arena Amazônia, a norma do Estado do Amazonas também assegura que o acompanhante de PcDs pague 50% do valor do ingresso cobrado.

19 de maio de 2022

Ação conscientiza motoristas sobre dificuldades vividas por ciclistas

Ação 'Convivência Legal' consiste em fazer, por meio de simulações, com que motoristas de ônibus sintam na pele o que sente o ciclista quando é ameaçado nas ruas.

19 de maio de 2022

Conservar a Amazônia é mais barato do que as áreas protegidas da Europa

Valor por hectare da conservação da Amazônia Brasileira é sete vezes menor do que manter as áreas protegidas da União Europeia conforme estudo.

18 de maio de 2022