fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Semsa indica alta de quase 200% nos atendimentos de síndrome respiratória

Dados da Semsa registraram nos dois últimos meses, houve aumento de 186% dos casos de síndromes gripais atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

12 de janeiro de 2022

Compartilhe

Semsa alerta para as pessoas redobrarem a prevenção aos vírus da Covid-19 e Influenza (Foto: Camila Batista/Semsa)

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mostram que, nos dois últimos meses, houve aumento de 186% dos casos de síndromes gripais registrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). De acordo com informações preliminares dos sistemas oficiais de informação, enquanto em novembro do ano passado, as unidades receberam 236 pessoas com sintomas gripais, em dezembro, foram 618.  

Com o aumento no número de atendimentos relacionados a síndromes gripais, registrado na rede municipal de saúde, a Semsa alerta para a importância de a população manter os cuidados, para evitar a transmissão dos vírus que causam a Covid-19 e também as infecções pelo vírus da influenza. 

Além do crescimento nos atendimentos, a Semsa registrou aumento no número de casos positivos de Covid-19, considerando os resultados do teste rápido (antígeno) oferecidos pela rede municipal. Nos últimos 14 dias do mês de dezembro, do total de testes realizados nas UBSs (2.497), 9%, ou seja, 226, tiveram resultado positivo. Já no período de 3 a 10 de janeiro deste ano, do total de 2.122 testes, 24%, ou seja, 510, deram positivo.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, avalia que o aumento do número de casos pode estar relacionado a um possível relaxamento nos cuidados que evitam a disseminação das doenças respiratórias agudas, somado às condições climáticas deste período do ano, que favorecem a proliferação dos vírus.

“Precisamos manter o uso de máscara, a lavagem das mãos com água e sabão ou uso do álcool em gel e continuar com as medidas tradicionais, para evitar a aglomeração de pessoas. Estamos no período chuvoso e embora os vírus circulem durante todo o ano, nesta fase as condições são mais favoráveis para a transmissão”, reforça.

O diretor da UBS Carmem Nicolau, localizada no bairro Lago Azul, na zona Norte, Leandro da Silva Marques, reforça que desde os primeiros dias de janeiro houve aumento significativo na quantidade de pessoas que vêm procurando a unidade com sintomas gripais.

“As pessoas participaram de festas de família, confraternizações e eventos em dezembro e também ficaram mais relaxadas quanto àqueles cuidados para evitar o espalhamento dos vírus”.

Segundo o diretor, também houve aumento nos testes positivos para Covid. Nesta segunda-feira, dia 10, na UBS, dos 136 exames coletados, 66 foram positivos para Covid e 70, negativos.

A Semsa reforça que ao sentir sintomas gripais, como febre, dor de cabeça, tosse, coriza e dor no corpo, é importante que o usuário realize o teste rápido em um dos estabelecimentos de saúde que ofertam esse serviço no município. A lista dessas unidades pode ser conferida neste link .

Com informações da Assessoria]

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Sesc Amazonas oferece aulas de Pilates aliado à Fisioterapia

Adolescentes, adultos e idosos já podem inscrever. Para isso, basta fazer o agendamento da avaliação fisioterapêutica, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

27 de janeiro de 2022

Crianças indígenas da etnia warao começam a ser vacinadas contra a Covid

A Secretaria de Saúde recomenda que as crianças com alguma doença na fase aguda aguardem total recuperação para receber a vacina contra a Covid-19.

27 de janeiro de 2022

Largo São Sebastião vai ganhar segundo letreiro turístico de Manaus

A previsão, após verificar medidas, dimensionamento e localização no Largo, é de fazer a instalação do letreiro em fevereiro. Outros pontos da cidade devem ganhar o objeto.

27 de janeiro de 2022

Teste brasileiro para Covid feito com detergente promete ser eficiente

De acordo com os pesquisadores brasileiros, os resultados do teste podem ser obtidos em cerca de 30 minutos, após a coleta do soro. E a ideia é reduzir ainda mais esse tempo.

27 de janeiro de 2022

Gratuidade nos ônibus para alunos passa a valer a partir de 1º de fevereiro

Por mês, serão validadas 44 passagens aos estudantes que não serão cumulativas, ficando a cada aluno - ou pais - a responsabilidade pela recarga do cartão eletrônico.

27 de janeiro de 2022

Ômicron explode em Manaus e transmissão da Covid volta à fase vermelha

Por conta da vacinação, os números de sepultamentos registrados neste ano são bem menores que os do início da segunda onda, em janeiro de 2021. No dia 24, houve 52 enterros.

27 de janeiro de 2022

Vacinação contra a Covid é ampliada para crianças de 6 a 9 anos

Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, em um dos quatro pontos de vacinação.

27 de janeiro de 2022

Após ajustes em edital, contratações pela SES-AM são autorizadas

Na última terça-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu cautelarmente as contratações e determinou que a SES promovesse ajustes no edital.

27 de janeiro de 2022