fbpx

segunda, 25 de outubro de 2021

Sedecti encerrou Semana de Ciência e Arte na Amazônia em Novo Airão

Evento teve a finalidade de promover a ciência e a tecnologia voltadas ao uso sustentável e conservação da sociobiodiversidade.

12 de outubro de 2021

Compartilhe

Sedecti encerrou Semana de Ciência e Arte na Amazônia em Novo Airão

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), encerrou, nesta terça-feira (12), a “Semana de Ciência e Arte na Amazônia”, programação realizada no município de Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus). O evento fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O evento teve a finalidade de promover a ciência e a tecnologia voltadas ao uso sustentável e conservação da sociobiodiversidade, além de chamar a atenção sobre temas relacionados à emergência climática, entre outros.

Dentre as atividades realizadas estiveram a reinauguração do Interativo Mosaico na Fundação Vitória Amazônica (FVA), visitação de alunos de escolas municipais à Fundação Almerinda Malaquias (FAM), visitação ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), visitação ao projeto “Rios On-line” e outras.

Uma das principais atividades que movimentou Novo Airão foi a coleta de material reciclável pelas agremiações culturais locais. A competição teve como objetivo premiar a agremiação que mobilizasse a maior quantidade de recicláveis que foi pesada pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Novo Airão (Coopcamare). A agremiação campeã foi a Peixe-Boi Jaú, que recebeu um notebook e uma impressora como prêmios.

A premiação foi uma doação do grupo Bemol, um dos parceiros do evento, que desenvolve ações de sustentabilidade no Amazonas. Além da agremiação Peixe-boi, também foram premiadas com notebook e uma impressora a Coopcamare; e com um notebook, a Escola Municipal Violeta.

Com a iniciativa, a Sedecti incentiva que os municípios do interior invistam mais em políticas públicas para o segmento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), a exemplo de Tefé, que foi o primeiro município do interior a criar uma Secretaria Municipal específica para a área, e que já colhe os frutos com parcerias estratégicas.

Leia mais Dia a Dia

No aniversário de Manaus, casas pegam fogo na Zona Sul da capital

Família conta que almoçava quando teve início o fogo na casa ao lado e, em poucos segundos, as chamas atingiram o segundo imóvel. Só deu pra salvar a roupa do corpo.

24 de outubro de 2021

Totalmente revitalizado, Parque Rio Negro é reinaugurado em Manaus

O espaço é um marco na transformação realizada no bairro através das intervenções do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

24 de outubro de 2021

Professor de educação física usa jogos para trabalhar matemática nas aulas

A abordagem do professor é trazer conteúdos do cotidiano dos estudantes dentro de jogos como queimada ou jogo da velha e, assim, ensinar matemática.

24 de outubro de 2021

AM será o 1º estado do país a implantar nova fase da estratégia NutriSUS

Técnicos da SES irão apoiar os municípios na implantação do NutriSUS para o fortalecimento da nutrição infantil e o pleno desenvolvimento humano.

24 de outubro de 2021

Inspirou Copacabana? Conheça a história do calçadão de São Sebastião

De fato, o calçamento manauara foi instalado muitos anos antes da famosa calçada do Rio de Janeiro. Mas será que a inspiração carioca foi a praça São Sebastião?

24 de outubro de 2021

Wilson Lima inaugura feira de produtos regionais na Ponta Negra

Feira da ADS será realizada todos os domingos, a partir do dia 31. Neste primeiro momento, o espaço contará com 35 feirantes e terá uma ala exclusiva de produtos orgânicos.

23 de outubro de 2021

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021