fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Seas ajuda idosa reencontrar família depois de 40 anos

Vítima de violência e com o início da pandemia da Covid-19, no ano passado, a idosa foi até o Abrigo Emergencial da Arena Amadeu Teixeira, sem documentos e sem lembranças.

13 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Kerolyn Leigue /Seas)

Após 40 anos sem notícias, a idosa Zuíla Sena, de 61 anos, finalmente reencontrou sua família. Isso foi possível após uma força-tarefa de servidores da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), que se mobilizaram para localizar a família de Zuíla. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (12), em Manaquiri (distante 60 quilômetros de Manaus).

A busca por apoio

Zuíla Sena nasceu em 1959 e morava na Feira da Banana, no Centro de Manaus. Vítima de violência e com o início da pandemia da Covid-19, no ano passado, ela foi até o Abrigo Emergencial da Arena Amadeu Teixeira, sem documentos e sem lembranças de onde estariam seus familiares. No entanto, ela se apresentou à equipe técnica da Seas como Maria Bernardo da Silva.

A partir daí, começaram as buscas para descobrir as origens da idosa. Com o encerramento do abrigo na Arena Amadeu Teixeira, ela foi encaminhada para a Casa do Migrante Jacamim, localizada no bairro Flores. O abrigo é vinculado ao Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Seas, e acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social, onde recebia moradia, comida e atenção psicológica.

“Tentamos localizar informações e dados utilizando o nome que ela nos deu e descobrimos que, na verdade, esse era o nome da tia dela, que mora em Manaquiri e nos disse que tinha uma sobrinha chamada Zuíla, cuja última informação que teve foi que estava morando justamente na feira. Dona Zuíla não tinha contato com a família há 40 anos e estava em situação de rua. Durante esse período, foi vítima de violência diversas vezes, o que comprometeu sua saúde mental, além de ter perdido toda a sua documentação”, explicou a coordenadora do abrigo, Silvana Barroso.

O reencontro com a família

Agora com a família localizada e documentos novos em mãos, a Seas fez uma nova força-tarefa. Depois de um ano de acolhimento, a missão era levar Dona Zuíla até sua tia e irmãos em Manaquiri, onde daria início a uma nova etapa de sua vida.

“Há muito tempo não tínhamos notícias dela. Até a secretaria entrar em contato, achávamos que estava morta.  Só temos a agradecer por ela estar conosco novamente, em um lar, com todos os cuidados que precisa”, disse a tia, Maria Bernardo.

Missão cumprida

Para a coordenadora do abrigo, a sensação é de missão cumprida. “Não há melhor lugar do que nossa casa e família. É gratificante vermos que o nosso trabalho deu frutos. Dona Zuíla passou um ano no Jacamim, superou a situação de vulnerabilidade social e agora está com sua família. Garantir a dignidade e o fortalecimento do vínculo familiar fazem parte da política de assistência social. Isso faz nosso trabalho valer a pena”, completou Silvana Barroso.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021