fbpx

quarta, 28 de julho de 2021

Retomada de cirurgias eletivas tem autorização em hospitais públicos

SES e FVS emitiram uma nota técnica para orientar as unidades de saúde no retorno da realização destas cirurgias ainda em tempos de pandemia.

22 de março de 2021

Compartilhe

Cirurgias devem ser feitas com novos protocolos (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) emitiram, na última semana, nota técnica conjunta para orientar as unidades da rede estadual de saúde no retorno da realização de cirurgias eletivas. O documento contém recomendações de medidas de prevenção para reduzir o risco de transmissão da Covid-19 no ambiente hospitalar entre pacientes cirúrgicos. 

A nota técnica orienta que “a execução de procedimentos cirúrgicos, de forma geral, deve ser baseada em novos protocolos e práticas para a prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus dentro dos serviços de saúde”.

Em janeiro, a SES-AM manteve a realização das cirurgias oncológicas, ortopédicas e cardíacas e procedimentos que pudessem causar dano permanente ou morte ao paciente, em caso de adiamento; e postergou as cirurgias eletivas não urgentes, em razão do novo pico da Covid-19 no Estado e do direcionamento dos esforços no enfrentamento ao Novo Coronavírus.

Orientações

A nota recomenda a criação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que deve estabelecer estratégias de priorização da agenda cirúrgica, observando a situação local referente à pandemia, além de características inerentes a cada especialidade cirúrgica.

O CCIH é responsável por definir o fluxo de entrada dos pacientes Covid-19 e não covid-19, o limite de pessoas na sala cirúrgica, além de estabelecer todas as medidas de prevenção à disseminação da doença, entre elas, a triagem das equipes e dos pacientes, baseada em sintomas da Covid-19 ou o contato com caso positivo da doença nos últimos 14 dias.

O documento orienta o uso de máscara por todos os pacientes e acompanhantes, a realização de teste RT-PCR, 72 horas antes da cirurgia, ou de teste de antígeno, de 24 a 48 horas antes do procedimento.

Conforme a nota técnica, as cirurgias eletivas essenciais e não essenciais poderão ser suspensas diante de novo recrudescimento dos casos de Covid-19, ou caso a unidade de saúde não consiga estabelecer as medidas mínimas de segurança estabelecidas no documento.

Os pacientes que aguardam cirurgias no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), sob responsabilidade da Central Única de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura), serão convocados para iniciar os procedimentos pré-operatórios. A prioridade obedece aos critérios de classificação de risco do Sisreg, como gravidade e tempo de espera.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Curso de especialização para motorista de ambulância terá nova turma no Detran-AM

Curso abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal e atribuições que o condutor deve ter.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021

Em menos de 4 anos, Praça da Matriz pode voltar a ser revitalizada

A proposta prevê a retirada do terminal que existe hoje, que apresenta diversos problemas operacionais e de manutenção, tendo ainda uma tipologia menos moderna e integrada

27 de julho de 2021

Secretaria de Educação abre matrículas para novos alunos da EJA

Os candidatos à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ficar atentos ao procedimento de matrícula, que será feito de maneira on-line e presencial.

27 de julho de 2021

No Dia do Motociclista, Detran-AM alerta sobre cuidados no trânsito

Ao mesmo tempo em que oferecem praticidade e agilidade, as motos também exigem um comportamento em que a atenção e o respeito às regras de trânsito devem ser prioridades.

27 de julho de 2021

CEL Ninimbergue Guerra será entregue reformado nesta sexta-feira

O CEL Ninimbergue Guerra recebeu melhorias como pintura interna e externa, revitalização da quadra poliesportiva, manutenção do placar, reforma dos banheiros e vestiários.

27 de julho de 2021

Mutirão de entrega de quase 4 mil RGs nos PACs acontece sábado

Para receber o RG, é necessário que o usuário se dirija ao PAC onde solicitou a emissão do documento e apresente um comprovante de identificação.

26 de julho de 2021