fbpx

quinta, 21 de outubro de 2021

Programa Dignidade Menstrual no AM começa a ser alinhado com Unicef

O programa está previsto para ser lançado já em agosto e tende a beneficiar até 70 mil estudantes da rede pública em idade menstrual.

21 de julho de 2021

Compartilhe

Wilson Lima lançou o programa em junho deste ano (Foto: Divulgação/Câmara de MS)

Com objetivo de fortalecer as ações do Programa Dignidade Menstrual, que vai distribuir absorventes higiênicos nas escolas públicas do estado. Governo do Amazonas e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) já iniciaram as tratativas para discutir a implantação do projeto no estado.

Na terça-feira (20), a titular da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Alessandra Campêlo, recebeu a oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef na Amazônia Legal, Rayanne França, e a oficial de Comunicação do fundo, Elizabeth Cavalcante.

A pauta principal do encontro institucional girou em torno do programa criado pelo governador Wilson Lima, que tem o desafio de combater a pobreza menstrual – falta de condições financeiras para comprar de absorventes higiênicos. Com previsão para iniciar em agosto, o programa vai beneficiar entre 50 mil e 70 mil estudantes de escolas públicas em idade menstrual.

“O nosso principal assunto foi a dignidade menstrual, o combate à pobreza menstrual, um programa pioneiro que o Governo do Amazonas está lançando, que é a nossa rede de apoio às adolescentes, às meninas nas escolas públicas que vão receber absorventes higiênicos”, disse Alessandra.

A secretária explicou que a reunião serviu também para início das tratativas sobre o apoio do Unicef a outras ações do Governo do Estado em diferentes áreas da administração. Além das capacitações técnicas para os municípios, a Seas está articulando a inclusão do Amazonas no programa do fundo internacional que oferece oportunidades para inserção de adolescentes no mercado de trabalho. 

Rayanne França enalteceu a parceria que o Governo do Amazonas mantém com o fundo nas mais diferentes ações de caráter humanitário. Durante a pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, o governo e a organização internacional trabalharam juntos no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade na capital e no interior.

“Nós agradecemos o apoio do Governo do Estado em todas as ações do Unicef, não somente na época de pandemia. É muito importante falar sobre o tema da dignidade menstrual, acesso a oportunidades a adolescentes e à juventude, e a gente conta com o Governo do Estado para avançar nesses processos”, concluiu Rayanne França.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021

Aplicativo PAC Digital bloqueará o acesso de faltosos por 30 dias

O bloqueio temporário por 30 dias ocorre depois da segunda falta registrada no sistema do PAC Digital. Quase mil pessoas já faltaram ao agendamento.

19 de outubro de 2021

Manaus contabiliza quase 280 mil com esquema vacinal em atraso

Só em Manaus, são 279.479 pessoas que passaram dos prazos para tomar a segunda dose. Ministério da Saúde recomenda busca ativa para convocar faltosos.

19 de outubro de 2021