fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Programa Dignidade Menstrual no AM começa a ser alinhado com Unicef

O programa está previsto para ser lançado já em agosto e tende a beneficiar até 70 mil estudantes da rede pública em idade menstrual.

21 de julho de 2021

Compartilhe

Wilson Lima lançou o programa em junho deste ano (Foto: Divulgação/Câmara de MS)

Com objetivo de fortalecer as ações do Programa Dignidade Menstrual, que vai distribuir absorventes higiênicos nas escolas públicas do estado. Governo do Amazonas e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) já iniciaram as tratativas para discutir a implantação do projeto no estado.

Na terça-feira (20), a titular da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Alessandra Campêlo, recebeu a oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef na Amazônia Legal, Rayanne França, e a oficial de Comunicação do fundo, Elizabeth Cavalcante.

A pauta principal do encontro institucional girou em torno do programa criado pelo governador Wilson Lima, que tem o desafio de combater a pobreza menstrual – falta de condições financeiras para comprar de absorventes higiênicos. Com previsão para iniciar em agosto, o programa vai beneficiar entre 50 mil e 70 mil estudantes de escolas públicas em idade menstrual.

“O nosso principal assunto foi a dignidade menstrual, o combate à pobreza menstrual, um programa pioneiro que o Governo do Amazonas está lançando, que é a nossa rede de apoio às adolescentes, às meninas nas escolas públicas que vão receber absorventes higiênicos”, disse Alessandra.

A secretária explicou que a reunião serviu também para início das tratativas sobre o apoio do Unicef a outras ações do Governo do Estado em diferentes áreas da administração. Além das capacitações técnicas para os municípios, a Seas está articulando a inclusão do Amazonas no programa do fundo internacional que oferece oportunidades para inserção de adolescentes no mercado de trabalho. 

Rayanne França enalteceu a parceria que o Governo do Amazonas mantém com o fundo nas mais diferentes ações de caráter humanitário. Durante a pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, o governo e a organização internacional trabalharam juntos no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade na capital e no interior.

“Nós agradecemos o apoio do Governo do Estado em todas as ações do Unicef, não somente na época de pandemia. É muito importante falar sobre o tema da dignidade menstrual, acesso a oportunidades a adolescentes e à juventude, e a gente conta com o Governo do Estado para avançar nesses processos”, concluiu Rayanne França.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021

Detran-AM abre credenciamento para novos leiloeiros

Os novos leiloeiros serão credenciados para atuar por 12 meses para realizar leilões em nome do Detran Amazonas.

22 de julho de 2021

Roubos a ônibus em Manaus diminuem e número é o menor em três anos

Registros de roubos a ônibus do transporte coletivo apresentaram queda pelo segundo mês consecutivo. De janeiro até maio, as ocorrências deste tipo de crime reduziram em 8%.

22 de julho de 2021

Detran-AM encerra a entrega de CNH por drive-thru em Manaus

Com o encerramento do drive-thru, o número de vagas para a entrega da CNH na sede saltou de 72 para 360 agendamentos disponíveis por dia.

22 de julho de 2021

Ciclovia será construída no entorno da Reserva Ducke e vai integrar Anel Leste

A ciclovia contará com três metros de largura e 5,6 quilômetros de extensão, com fluxo em duas mãos, e faz parte da construção do complexo Viário Anel Leste.

22 de julho de 2021

Inca prevê diagnóstico de câncer de boca em 120 amazonenses neste ano

Vício em produtos à base de nicotina, assim como o consumo excessivo de álcool, irrita as células orais e as torna vulneráveis ao câncer de boca.

22 de julho de 2021

OAB e Aleam anunciam cursos de capacitação para conselheiros tutelares

O treinamento será ofertado, principalmente, para os conselheiros tutelares no interior. No mesmo encontro os órgãos lançarão uma cartilha para prevenir os crimes.

22 de julho de 2021