fbpx

quarta, 26 de janeiro de 2022

Queijos do município de Autazes são avaliados com forte potencial

Os consultores responsáveis pela avaliação concluíram que os queijos de Autazes têm forte potencial e recomendaram que se inicie o processo de estruturação do selo IG.

6 de outubro de 2020

Compartilhe

O objetivo do evento foi avaliar o potencial de Indicação Geográfica (IG) dos queijos de Autazes. (Foto: Divulgação)

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) coordenou no final de setembro o Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas em Autazes.

O evento teve como objetivo avaliar o potencial de Indicação Geográfica (IG) dos queijos de Autazes e foi realizado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) e o Instituto Inovates.

Na ocasião, os consultores responsáveis pela avaliação concluíram que os queijos de Autazes têm forte potencial e recomendaram que se inicie o processo de estruturação desta IG em potencial.

Na avaliação do diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, esta é uma boa oportunidade para se buscar o selo de Indicação Geográfica do queijo de Autazes, que será um prêmio à cultura de um povo que, ao longo dos anos, vem praticando essa atividade.

“Naturalmente que os tempos e as exigências são outros, questão sanitária tolerância zero, questão da água, de resíduos, tudo isso já vem sendo orientado e incentivado pelo Idam, bem como todo o Sistema Sepror. Nós apoiamos esse processo integralmente e prestigiamos a região, dando continuidade a uma atividade intensa de geração de renda e ocupação”, acrescentou.

“O queijo coalho de Autazes é uma marca do município, reconhecida em todo o estado do Amazonas. É um queijo feito de forma artesanal, familiar e que gera emprego e renda”, afirmou o gerente da unidade local do Idam, Josinei Lima. Ainda segundo o gerente, o diagnóstico positivo é o primeiro passo para que esses produtos possam buscar o reconhecimento de Indicação Geográfica junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

“Esse reconhecimento vem coroar o trabalho feito por vários produtores que, ao longo do tempo, têm aperfeiçoado e melhorado cada vez mais o produto”, concluiu ele.

Registro IG

O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

Estes produtos apresentam qualidades únicas por conta do solo, vegetação, clima e técnicas utilizadas. A aquisição do Selo de Indicação Geográfica irá destacar a qualidade do queijo coalho tradicional de Autazes, que fez do município referência na produção de queijos, colocando-o na posição de uma origem especial.

A estratégia de proteção de produtos e produtores amazonenses por meio de reconhecimento de Indicações Geográficas, além de destacar atividades produtivas do Amazonas nos cenários nacional e internacional, valoriza a identidade e cultura do estado, culminando em significativos aumentos de ganhos aos produtores e à sociedade como um todo.

Leia mais Dia a Dia

Anvisa determina recolhimento de autotestes de Covid irregulares

Nesta quarta, a agência determinou o recolhimento do produto Teste Covid meu DNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva. O produto também não tem registro junto à Anvisa.

26 de janeiro de 2022

Brasil tem primeira semana de alta de óbitos por Covid desde maio

Os números das últimas semanas ainda vão crescer. Nas próximas atualizações, janeiro tende a ser o primeiro mês com alta de óbitos frente ao mês anterior desde março de 2021.

26 de janeiro de 2022

Coleta de dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE começa em 1º de agosto

Os recenseadores contratados visitarão, entre agosto e outubro, mais de 70 milhões de domicílios e todo o Brasil. Eles trabalharão uniformizados, com identificações do IBGE.

26 de janeiro de 2022

Estudo identifica pacientes mais propensos à Covid longa: entenda

Os pesquisadores analisaram os níveis de anticorpos de 175 pacientes com Covid-19 e 40 pessoas saudáveis. Entre os pacientes com Covid, 134 foram acompanhados por até 1 ano.

26 de janeiro de 2022

Começa hoje, em Manaus, a vacinação do público a partir dos 10 anos

Para vacinar crianças, os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação com foto; cartão do SUS ou CPF, e caderneta de vacinação.

26 de janeiro de 2022

Entrega de documentos do projeto ‘CNH Social’ começa hoje

Nesse primeiro momento, a entrega dos documentos será realizada para candidatos de Manaus e de outros 15 municípios do interior do Amazonas.

26 de janeiro de 2022

Em 2030, 68% dos brasileiros poderão estar com excesso de peso

Os dados de obesidade revelam que o risco associado de diversas Doenças Crônicas não Transmissíveis é o mais preocupante e pode levar a consequências impactantes para o SUS.

26 de janeiro de 2022

Amazonas registra 7.334 casos de Covid-19 nas últimas horas

A situação vacinal dos pacientes internados com a Covid-19 no Amazonas aponta que, dos 596 pacientes internados, 238 não são vacinados.

25 de janeiro de 2022