quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Proposta susta portaria que estabelece PPB para lâmpadas LED no PIM

Para o autor do projeto de Decreto, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), a fixação de regras para fabricação do produto impacta a estrutura de custos da produção nacional.
COMPARTILHE

O Projeto de Decreto Legislativo 338/20 susta a Portaria Interministerial 4/20, que estabelece o Processo Produtivo Básico (PPB) de luminária com fonte de luz em estado sólido a ser desenvolvido por indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus.

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Segundo o texto em tramitação na Câmara dos Deputados, a norma dos ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia e Inovações regulamentou a produção das chamadas lâmpadas de LED (light-emitting diode) e de outros dois tipos similares.

Desequilíbrio Inter-regional

“A Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (Abilux), com apoio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), realizou estudos e concluiu que há perigo de desequilíbrio inter-regional”, disse o autor do projeto de Decreto, deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

“A fixação de regras para fabricação de luminárias de LED na Zona Franca de Manaus impacta diretamente a estrutura de custos da produção nacional, criando distorções sobre o parque industrial já instalado em diversas regiões do País”, continuou o autor.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Leia mais:

COMPARTILHE