fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

“Saúde Amazonas” tem meta de zerar fila e modernizar sistema

Governo do Amazonas também inaugurou nova sede do Complexo Regulador. A sede própria vai gerar uma economia de R$ 420 mil/ano aos cofres públicos.

31 de agosto de 2020

Compartilhe

Governo lança Programa "Saúde Amazonas" (Foto: Reprodução)

Com a principal meta de reduzir as filas de espera em unidades de saúde do Amazonas, o Governo do Estado, lançou na manhã desta segunda-feira (31), o programa “Saúde Amazonas”.

O lançamento aconteceu durante a inauguração da nova sede do complexo regulador, que passa a se chamar Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura). A unidade é responsável por controlar, monitorar e regular o acesso do cidadão às consultas, exames, cirurgias, transferências entre hospitais e Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

De acordo com, Marcellus Campêlo, Secretário de Saúde do estado, o programa terá transparência em massa, que será a tônica do governo. “O programa dará melhor fluidez e transparência a todo o processo de marcação de consultas, espera em fila, entre outros”, afirmou o secretário.

Transparência da Fila

A Lei Estadual nº 5.078/2020 institui a fila única e transparente do Sistema de Regulação (Sisreg). Dessa forma, o cidadão saberá quando entrou na fila de consultas, exames e cirurgias, podendo, assim, acompanhar seus agendamentos.

Conforme o governador Wilson Lima, a expectativa é diminuir a fila e a espera, ampliando a oferta de procedimentos em 65% nos próximos seis meses.

A oferta de vagas/mês saltará de 262 mil, em julho, para 404,7 mil, sobretudo, a partir de três medidas: o retorno do Hospital Delphina Aziz à rede de saúde, a reorganização da oferta no ambulatório especializado das policlínicas, combinados com a aplicação da técnica do overbooking no agendamento.

“Nossa expectativa é de que até 2022, o paciente não demore mais que 30 dias para ser atendido”, destacou o governador.

Ampliação atendimentos

Além de aquisição de equipamentos de ultrassonografia e encaminhamento de respiradores para todas as unidades hospitalares do interior do estado. O governo vai ampliar em mais de 180 a quantidade de vagas para tratamento de hemodiálise.

Essa ampliação será possível, com o credenciamento do Hospital Beneficente Portuguesa. A redução dos pagamentos a empresas especializadas vai gerar um faturamento de R$ 175 mil por mês ao governo.

Nova nomenclatura

A Secretária de Estado de Saúde passa a ter, a partir de agora, a nomenclatura SES-AM.

A estrutura organizacional também sofreu mudanças. Agora, passa a ter, além do secretário de Saúde, quatro secretarias executivas e sete adjuntas.

“Realocamos cargos de outras secretarias para essa ampliação, pois entendemos que a saúde precisa da ampliação dessa estrutura”, ressaltou o governador.

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021