fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Prefeitura extingue Semjel, Conselho de Desporto e Bolsa Atleta

Projeto de Lei aprovado pela CMM atingiu em cheio o desporto de Manaus. Além da Semjel, extinguiu o CMD e acabou com o projeto Bolsa Atleta.

2 de julho de 2020

Compartilhe

O prefeito na apresentação do Bolsa Atleta, hoje extinto (Foto: Arquivo)

O Diário Oficial do Município confirmou o que a última sessão plenária virtual pela realizada Câmara Municipal de Manaus (CMM) já havia decidido: a extinção da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), do Conselho Municipal de Desporto e encerra o projeto Bolsa Atleta.

A justificativa do executivo municipal foi, como sempre, o enxugamento das despesas administrativas da Prefeitura de Manaus. Mas não conseguiu convencer totalmente alguns parlamentares, entre eles os vereadores Chico Preto (DC) e Diego Afonso (PSL).

Vice-presidente da Comissão dos Esportes da CMM, o vereador Diego Afonso lembrou que o assunto foi mal discutido pela sociedade. Segundo ele, em tempos de pandemia e quarentena, quando os jovens carecem de boas práticas esportivas, extinguir a secretária que cuida dos esportes é andar no sentido contrário da história.

“Defendi a permanência da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) que desenvolve um importante projeto social com o Bolsa Atleta que defende os nossos atletas amazonenses. E solicitei Tribuna Popular com os representantes da Prefeitura de Manaus e das entidades esportivas da nossa cidade para debatermos sobre a extinção da Semjel e a suspensão do Bolsa Atleta”, disse Diego Afonso.

Mas, os demais vereadores, como Marcel Alexandre (Podemos) e Raulzinho (PSDB) defenderam a extinção. Eles justificaram que os trabalhos não serão interrompidos, apesar da mudança. A medida, segundo os parlamentares, vai ajudar a prefeitura a economizar recursos, manter a máquina em funcionamento, pagar salários e até entregar obras, também ligadas ao esporte na cidade.

Com o Projeto de Lei, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a partir de uma subsecretaria, passa a integrar as atividades da extinta Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Mas não consegue exercer as funções do também extinto Conselho Municipal de Desporto (CMD), formado por representantes da comunidade esportiva de Manaus. Até então, era ele quem administrava, entre outros, a concessão de auxílio a jovens desportistas através do programa Bolsa-Atleta.

Sem a Semjel e sem o CMD, o Bolsa-Atleta também deixou de existir, sacrificando um grupo de atletas promissores que ficarão sem recursos pelo menos até o fim deste ano. E com isso os esportes escolares também serão prejudicados.

Leia mais Dia a Dia

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021

Grace Benayon recebe homenagem da OAB-AM por sua atuação na pandemia

Grace Benayon atuou pessoalmente para dar assistência aos advogados e aos seus familiares durante todo o período de alta da pandemia no Amazonas.

26 de novembro de 2021

Fcecon alerta sobre prevenção no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

Evento do Fcecon, no Centro, chamou a atenção para os benefícios de levar uma vida saudável para evitar o câncer. Obesidade e o uso de tabaco são fatores de risco.

26 de novembro de 2021

Pacientes do ‘Pé Diabético’ recebem orientações sobre prevenção e controle

Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade.

26 de novembro de 2021

Pfizer será testada contra nova variante identificada na África do Sul

A Pfizer e a BioNTech tem se preparado para adaptar seu imunizante em menos de seis semanas caso apareça uma variante resistente ao produto.

26 de novembro de 2021

Garimpeiros falam em armar tocaia contra a polícia no rio Madeira

O delegado da PF, Alexandre Saraiva, disse que melhor estratégia para impedir avanço das balsas de garimpo ilegal seria o corte de suprimentos usados pelos equipamentos.

26 de novembro de 2021

Nível do rio Negro subiu 1,09m nos últimos 20 dias de novembro

O rio não para de subir. Nos últimos quatro dias o nível do rio Negro subiu 36 centímetros. Hoje, o volume é de 20,53 metros, 3,28m acima do registrado em novembro de 2020.

25 de novembro de 2021