fbpx

terça, 30 de novembro de 2021

Policlínicas retomam serviço de testagem de HIV, sífilis e hepatites

Além da Policlínica Gilberto Mestrinho, a Susam oferta os testes na Policlínica Antônio Aleixo e na Fundação Alfredo da Matta (Fuam) e nas UBSs da capital e interior.

20 de julho de 2020

Compartilhe

Os testes são essenciais para a prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis. (Foto: Divulgação Secom)

Com a flexibilização das medidas de distanciamento social, a Policlínica Gilberto Mestrinho, na avenida Getúlio Vargas, Centro de Manaus, retomou entre seus serviços os testes de HIV, sífilis e hepatites virais (B e C).

Os testes são feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona na policlínica desde abril do ano passado.

Essencial para a prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis, a testagem deve ser realizada regularmente, como destaca a coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids (IST/Aids), da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Vanessa Homobono.

“Principalmente se a pessoa tiver passado por alguma situação de risco, por exemplo, sexo sem preservativo, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes”.

Desse modo, os testes estão disponíveis na rede pública de saúde, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “É muito importante que o diagnóstico dessas doenças seja realizado precocemente, porque facilita o tratamento e garante a saúde do paciente”, reforça.

Funcionamento

O atendimento no CTA da Policlínica Gilberto Mestrinho acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os testes podem ser feito por pessoas acima de 18 anos e menores de idade acompanhados dos pais ou responsáveis, com demanda livre.

“Não é necessário agendamento, e o resultado sai na hora”, observa a diretora da policlínica, Maximina Malagueta.

De acordo com a diretora, os serviços de testagem retornaram no final de junho, quando a unidade voltou à normalidade dos atendimentos. Porém a demanda está pequena após a pandemia.

“Fazíamos em média 120 atendimentos por dia, antes da pandemia, e agora estamos fazendo uma média de 30”, observa.

Além dos testes, o CTA oferece serviço de aconselhamento, com psicólogo, assistente social e enfermagem e orientação para o acompanhamento na rede de saúde para os casos positivos.

Onde fazer

Na rede estadual de saúde, além da Policlínica Gilberto Mestrinho, a Susam oferta os testes na Policlínica Antônio Aleixo, na zona leste, e na Fundação Alfredo da Matta (Fuam), na Cachoeirinha, zona sul.

O CTA do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na Compensa, zona oeste, ainda não retomou suas atividades.

Dessa maneira, na atenção básica, os testes são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e interior.

Veja também:

Leia mais Dia a Dia

Prefeitura lança chamada pública para vendas no Réveillon de Manaus

A seleção das propostas será realizada por uma Comissão de Seleção, composta por três técnicos da Fundação Municipal de Cultura.

29 de novembro de 2021

Amazonas Mais Inclusão: programa quer alcançar todo o AM para beneficiar PcDs

Os projetos da Sejusc que são desenvolvidos na capital também serão levados ao interior do Estado, garantindo acesso a benefícios sociais, inclusive, do Governo Federal.

29 de novembro de 2021

Mais de meio bilhão para turbinar o Prosamin+ num prazo de cinco anos

Em entrevista ao Realtime1, Marcellus Campêlo fala sobre os planos do governo para ampliar, modernizar e levar o Prosamin para 4 municípios no interior do estado.

29 de novembro de 2021

A oitava da gestão: escola de tempo integral é inaugurada no Viver Melhor

A unidade, que representa a maior estrutura física da educação básica no Amazonas, foi construída em tempo recorde e conta com uma estrutura moderna de 7.7 mil m².

29 de novembro de 2021

Combate à Covid: Manaus tem 52 pontos de vacinação até sexta-feira

Orientação da Semsa é para que seja feita a consulta à plataforma Imuniza Manaus, a fim de conferir as datas de 2ª e 3ª doses, uma vez que houve redução nos intervalos delas.

29 de novembro de 2021

Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

Variante ômicron surgida na África do Sul forçou Brasil a fechar fronteiras aéreas para voos vindo de seis países do sul do continente Africano,

28 de novembro de 2021

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021