fbpx

sexta, 22 de outubro de 2021

Pensando em viajar? Conheça as regras para turismo comunitário no AM

Para evitar proliferação da Covid-19 em comunidades ribeirinhas e Unidades de Conservação, a AmazonasTur preparou medidas para retorno às atividades.

14 de agosto de 2021

Compartilhe

As regras valem por 15 dias e devem assegurar a saúde dos visitantes e moradores (Foto: Janailton Falcão)

Com a chegada do verão e o aumento da procura por destinos turísticos no Amazonas, os turistas devem se atentar para as novas medidas para a prática do turismo de base comunitária, estabelecidas desde segunda-feira (09), pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 do Governo do Amazonas. As medidas têm validade de 15 dias e irão garantir um passeio seguro para os visitantes e resguardar a saúde dos moradores das comunidades. 

As novas regras estabelecem que é necessário apresentar teste RT-PCR negativo para covid-19 e comprovante de vacinação para hospedagem em hotéis de selva, similares e comunidades tradicionais, além de outras mudanças nas regras de circulação de pessoas. 

“Esses cuidados são extremamente necessários para resguardar as vidas de quem visita o nosso Amazonas, mas também a dos trabalhadores do turismo. A reabertura gradual das atividades é resultado do avanço da vacinação e demonstra a atuação firme dos órgãos do Estado no combate à pandemia. Precisamos da contribuição de todos para garantirmos o retorno seguro à normalidade o quanto antes”, disse o presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho.

Outra mudança que altera o atendimento aos turistas é o funcionamento de restaurantes, lanchonetes e similares, que podem atuar com a capacidade máxima de ocupação em 75%. Balneários estão liberados para funcionar das 7h às 18h.

Unidades de conservação

Visitas a Unidades de Conservação (UCs) estão liberadas, respeitando as regras estabelecidas pela portaria n° 063 da Sema. No documento fica autorizada a visitação para contemplação de atrativos naturais, em via fluvial ou terrestre; compra e venda de artesanatos e outros itens em comércios; passeios fluviais e terrestres conduzidos, ou não, por guias comunitários; funcionamento de hotéis e pousadas para hóspedes em trânsito. 

Durante as visitas nas UCs não são permitidas a interação com comunitários não envolvidos na prestação de serviços turísticos de base comunitária; a promoção de aglomerações em comunidades; a participação em festejos ou atividades culturais nas comunidades, que violarem os decretos estaduais vigentes. Denúncias de visitações ou atividades irregulares podem ser feitas ao e-mail da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema): gabinete@sema.am.gov.br 

Animais silvestres

A Amazonastur também reforça sobre a prática ilegal de manusear animais silvestres, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. A normativa prevê penalidades que variam de três meses a um ano para quem pratica atos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Informações de Agência Amazonas

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021