fbpx

quinta, 02 de dezembro de 2021

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

Compartilhe

Pais atenderam ao 'Dia D' e movimentaram salas de vacinação (Foto: Divulgação)

Os pais atenderam ao chamado da prefeitura e levaram as crianças e os adolescentes às unidades de saúde, neste sábado (16), ‘Dia D‘ da campanha de multivacinação, para a atualização do cartão de vacinação. A campanha, que iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro, é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A campanha oferta 18 imunizantes diferentes. Para a mobilização, foram abertas 137 salas de vacinas em policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) da rede municipal, em todas as zonas da cidade, além de quatro Centros de Atenção Integral à Saúde da Criança (Caics), da estrutura da rede estadual.

Na UBS Dr. Luiz Montenegro, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, a movimentação começou cedo. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, acompanhou o início da vacinação.

“Essa atualização é muito importante, porque todas as vacinas oferecidas estão no calendário nacional e evitam o surgimento de doenças, inclusive as que já foram erradicadas no país, por causa da imunização. Todos devem ser vacinados. Para cada etapa da vida, há vacinas que vão proteger nossa população. Crianças, jovens, adultos e idosos podem procurar nossas salas e conferir o cartão. Quem estiver em atraso com alguma delas, receberá as doses necessárias”, explicou Shádia, lembrando que as salas de vacina funcionam diariamente até às 17h.

Imunizantes na campanha

A campanha nacional de multivacinação oferece vacinas como a BCG, hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), influenza, meningocócica ACWY, varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Há vacinas que estão disponíveis para determinadas faixas etárias, como é o caso da vacina contra o HPV, direcionada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, e a meningocócica ACWY, para 11 e 12 anos. 

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

População local do Rio Madeira vê o drama por trás da rotina do garimpo

O que agora preocupa os moradores locais é a suposta contaminação da água pelas 131 máquinas e balsas que foram queimadas e afundaram nas águas do Madeira.

2 de dezembro de 2021

Fornecimento de água a famílias de baixa renda não será cortado esse mês

Será garantido o estabelecimento de regras especiais para parcelamento e pagamento da dívida. A iniciativa deve beneficiar 70 mil famílias.

2 de dezembro de 2021

UEA abre inscrições para Vestibular e SIS 2021 para acesso 2022

O período para a isenção da taxa de inscrição será de 13 a 14 de dezembro, com divulgação do resultado da análise no dia 17 de dezembro, pelo portal da UEA.

1 de dezembro de 2021

Nível do rio Negro subiu 1,52m em novembro e cota chegou a 20,97 metros

Comparando o período atual com o mesmo do ano passado, a diferença é de 3,46 metros, pois novembro de 2020 a cota do rio fechou em 17,51 metros.

1 de dezembro de 2021

Medidas de incentivo à vacinação contra Covid serão reforçadas no AM

O governador Wilson Lima destacou que, com a vacinação, o Estado chegou a ficar 21 dias sem registrar óbitos pela doença no mês de novembro; campanha será intensificada.

1 de dezembro de 2021

Combate ao HIV/Aids: campanha de testagem dá início ao Dezembro Vermelho

De 2010 a 2020 foram notificados no Sinan, no estado do Amazonas, 9.879 casos de infecção pelo HIV, sendo 75,4% do sexo masculino e 24,6% do sexo feminino.

1 de dezembro de 2021

Tarifa Social de Energia alcançará todos os beneficiários do CadÚnico

O deputado Marcelo Ramos atuou na defesa da, agora, Lei que vai elevar de 185 mil para 400 mil o número de beneficiados em todo o Amazonas.

1 de dezembro de 2021

Campanha pretende conscientizar sobre importância do jornalismo profissional

A ideia é diferenciar os veículos que produzem informação com responsabilidade daqueles que são focados apenas em conquistar audiência por meios antiéticos.

1 de dezembro de 2021