fbpx

domingo, 16 de janeiro de 2022

Pacientes do ‘Pé Diabético’ recebem orientações sobre prevenção e controle

Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade.

26 de novembro de 2021

Compartilhe

A ação de conscientização sobre diabetes ocorreu na Policlínica Codajás, nesta quinta-feira (Foto: Reprodução)

Ações de educação em saúde e conscientização à prevenção e controle da Diabetes para pacientes do Programa Pé Diabético foram realizadas na Policlínica Codajás nesta semana por profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O evento, em parceria com a Associação Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas (Segeam), foi em alusão ao Dia Mundial da Diabetes, comemorado no dia 14 deste mês.

O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, ressaltou o atendimento ambulatorial especializado realizado no programa para pessoas com lesões crônicas em decorrência das complicações da Diabetes Mellitus e de doenças vasculares periféricas.

“Atender este paciente que muitas vezes chega não somente em busca de curativos, mas de amor e cuidados médicos. É imensamente satisfatório quando eles recebem estes atendimentos e saem melhor de saúde”, afirmou o fisioterapeuta.

A ação contou com aferição de glicemia e pressão arterial, orientações sobre diabetes, palestra com a endocrinologista Larissa Figueiredo, depoimentos de pacientes, entrega de lanche saudável e de kits de higienização dos pés.

A endocrinologista palestrou sobre os cuidados com a saúde e a importância de hábitos saudáveis para ter qualidade de vida. “A família precisa abraçar a causa daquele familiar diabético e melhorar seus hábitos de vida como um todo. Irá fazer toda a diferença para que a doença não evolua para complicações tão graves. A perda da visão é a primeira causa em pessoas com a diabetes descontrolada’, citou.

Segundo a supervisora do Pé Diabético, Hanna Carvalho, a equipe multidisciplinar especializada do programa está participando de um processo de certificação internacional. “Certificará o serviço de excelência, qualidade e segurança da assistência prestada. Nestes últimos meses a gente vem reorganizando a estrutura do serviço diante desses padrões”, disse a enfermeira estomaterapeuta.

Em 2020, 114 pacientes receberam alta do Ambulatório de Feridas e estão sendo assistidos pelo Ambulatório de Egressos do programa na Policlínica Codajás. Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade. O Programa Pé Diabético é executado pela SES-AM nas Policlínicas Codajás, Zeno Lanzini, José Lins e Danilo Corrêa.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Matrículas para novos alunos da rede pública estadual iniciam nesta segunda-feira

Reserva da vaga poderá ser realizada via site de matrículas e presencialmente, nas escolas públicas da rede estadual e municipal. O prazo vence na terça-feira (18).

16 de janeiro de 2022

Manaus registra o segundo maior número de enterros de janeiro

Neste sábado (15), foram registrados 45 enterros em cemitérios da Prefeitura. Dois enterros tiveram como causa a covid-19. A partir do dia 3, os números passaram de 40.

16 de janeiro de 2022

Brasil recebe segunda remessa com 1,2 milhão de doses da vacina pediátrica da Pfizer

A vacinação de criança de 5 a 11 anos começou neste fim de semana na maioria dos estados brasileiros. Em Manaus, a vacinação infantil inicia nesta segunda-feira (16).

16 de janeiro de 2022

Centro Municipal de Testagem no Studio 5 retoma exames nesta segunda-feira

O centro funciona de segunda a sábado das 09h00 às 19h00 no Centro de Convecções Studio 5, Distrito Industrial I. O ponto de testagem funciona desde esta quarta-feira (12).

16 de janeiro de 2022

Prefeitura de Manaus oferta 183 vagas de emprego nesta segunda–feira

As 183 vagas oferecidas pela Prefeitura são de várias áreas de atuação. O cadastro para as vagas pode ser feito de forma digital ou presencialmente no Posto do Sine Manaus.

16 de janeiro de 2022

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos inicia nesta segunda-feira em quatro postos

Na lista de postos, há shopping, parque, clube e centro de convivência da família que receberão o público infantil. A vacinação começa por indígenas e quilombolas.

16 de janeiro de 2022

Amazonas registra 2.638 casos de covid-19; sexto dia com registros acima de mil

Este sábado foi o segundo dia com o maior registros de casos de covid-19, perdendo só para esta sexta-feira (14), quando o estado registrou 2.782 casos positivos da doença.

15 de janeiro de 2022

Depois de quase desaparecer, Programa Antártico brasileiro completa 40 anos

Fundada em 1984, a estação sofreu um incêndio de grandes proporções em 2012. Na tragédia, dois militares morreram e 70% das instalações foram perdidas.

15 de janeiro de 2022