fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

‘Outubro Rosa’ alerta sobre importância do exame de mamografia

O método é indicado pelas entidades ligadas à causa como método de rastreio e diagnóstico precoce para os casos de câncer de mama em mulheres a partir dos 40 anos.

30 de setembro de 2020

Compartilhe

O Movimento Outubro Rosa 2020 será lançado nesta quinta-feira (1º/10), às 18h30 em todo o mundo. A ação que alerta para a importância da realização anual do exame de mamografia como principal forma de rastreio de casos de câncer de mama contará com uma live direto do Teatro do Amazonas que, na ocasião, será iluminado na cor rosa.

Neste ano, o tema da campanha é “Quanto antes melhor! Três perguntas que salvam!”. Através de três perguntas, se pretende ajudar a salvar cada vez mais vidas. As perguntas são: Você tem observado suas mamas?; Você já marcou seus exames anuais?; e Você conhece os seus fatores de risco?

O objetivo é alertar as mulheres a partir dos 40 anos a realizar a mamografia uma vez por ano. Este é o método indicado pelas entidades ligadas à causa como método de rastreio e diagnóstico precoce para os casos de câncer de mama.

Para 2020, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 450 novos casos da doença no Amazonas, e a detecção precoce dos cânceres de mama é uma das principais formas de combate à doença, segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

“Diferente do câncer de colo do útero, que é um câncer que tem prevenção e pode ser evitado, o câncer de mama não é possível prevenir, mas faz toda a diferença no tratamento descobrir a doença em sua fase inicial. Nosso recado à toda a população feminina, com mais de 40 anos, é: façam a sua mamografia todos os anos”, afirma Mourão.

Ações

A abertura do Outubro Rosa 2020 será realizada através de uma live, às 18h30, direto do Teatro Amazonas, onde órgãos e entidades ligadas à causa mama estarão presentes, dando informações de forma online e acompanhando a tradicional iluminação do local. A live será transmitida nas redes sociais do Governo do Amazonas.

Segundo a coordenadora estadual da Atenção Oncológica, enfermeira oncologista Marília Muniz, as ações do Outubro Rosa em 2020 vão focar na orientação às mulheres utilizando as redes sociais e a imprensa, seguindo as orientações do Inca para não se realizar aglomerações durante a pandemia de Covid-19.

“Nós estamos utilizando a tecnologia para levar a informação até a população. Amanhã (1º/10), estaremos transmitindo uma live pelas redes sociais do Governo do Estado do Amazonas, que também transmitirá ao vivo, lá do Teatro Amazonas, o momento em que estaremos iluminando o maior monumento do Amazonas, que é o nosso Teatro. Contamos com vocês”, diz Marília Muniz.

No mês de outubro, a FCecon realizará uma série de lives, em seu canal no Facebook, com temas ligados ao câncer de mama, como prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e a importância da boa alimentação e exercícios.

Leia mais Dia a Dia

Animação reforça campanha de combate ao abuso sexual infantil virtual

A animação traz mensagens sobre o acesso precoce à tecnologia, cuidado com o compartilhamento de imagens e informações pessoais, grooming e outros.

26 de maio de 2022

Projeto para estimular estudos epidemiológicos é debatido em Manaus

Amazonas tem a maior taxa de incidência de tuberculose do país com 64,8 casos por 100 mil habitantes em 2020, segundo dados do Ministério da Saúde.

26 de maio de 2022

OAB-AM e Seap realizam audiência pública nesta quinta-feira em Manaus

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) irão tratar sobre as solicitações dos advogados criminalistas.

26 de maio de 2022

Vacinação estagnada pode resultar em uma nova ‘onda’ de Covid-19

Para o titular da Saúde do Amazonas, as pessoas estão "relaxadas". Ele pede que as pessoas fiquem em alerta e se previnam o quanto antes para evitar um novo surto da doença.

25 de maio de 2022

Norma que proibia prisão disciplinar de policiais e bombeiros é derrubada

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que militares estaduais e distritais devem responder disciplinarmente a governadores e não ao Executivo Federal.

25 de maio de 2022

Prefeitura divulga lista de profissionais aprovados para Semsa

Também consta no Diário Oficial do Município a lista dos classificados para a cota de pessoa com deficiência, usando critério específicos do Edital 001/2021 da Semsa.

25 de maio de 2022

IBGE: no AM, 2,3% dos adultos se dizem homossexuais ou bissexuais

Número corresponde a 60 mil pessoas. Amazonas é a terceira unidade federativa com o maior percentual de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais, junto com SP e RJ.

25 de maio de 2022

Entenda como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quarta

Data faz referência à estreia do primeiro filme da série Star Wars, que inspira muito dos aficcionados por tecnologia e ficção científica. Saga estreou em 25 de maio de 1977.

25 de maio de 2022