fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Projeto RespirAR recebe visita da Organização Mundial da Saúde

A visita da epidemiologista Maria Van Kerkhove, diretora técnica da OMS, ao Projeto RespirAR contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde.

9 de maio de 2022

Compartilhe

O RespirAR conta com um total de 10 núcleos de atendimentos (Foto: Rudson Renan/Faar)

O projeto RespirAR, do Governo do Amazonas, recebeu a visita da diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemiologista Maria Van Kerkhove, na unidade do Centro de Convivência Estadual do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, zona sul de Manaus.

Durante a visita, ela destacou que o Ceci da Aparecida atende a necessidade do paciente e acompanha o tratamento do pós-Covid-19. “Eu vi uma forma bastante abrangente de manejo de pós-Covid, tanto física, mental e do bem-estar do paciente. É muito impressionante e inspirador fazer uma visita a um centro desse”, afirmou Van Kerkhove.

O governador do Amazonas enfatizou que o RespirAR, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), é uma das ações do governo que ajudam a salvar vidas. “É uma grande satisfação receber a OMS para apresentarmos esse projeto exitoso, que já ajudou a melhorar a qualidade de vida de pessoas que foram acometidas pela Covid e que tiveram alguma sequela”, disse o governador Wilson Lima.

Visitas por outras unidades geridas pelo Governo do AM

Van Kerkhove está no país desde o início desta semana e desembarcou em Manaus para conhecer as estruturas de saúde destinadas ao tratamento e recuperação de pacientes acometidos pela Covid-19. No primeiro compromisso do dia, ela conheceu a estrutura do Hospital Delphina Aziz, referência para tratamento dos casos de Covid-19.

A diretora também conheceu o laboratório, ambulatório, fisioterapia, o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) e a estrutura que é disponibilizada à população nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

A visita da diretora técnica da OMS ao Projeto RespirAR teve a presença de representantes do Ministério da Saúde.

Projeto RespirAR

Iniciado na Vila Olímpica de Manaus, hoje o RespirAR conta com um total de 10 núcleos de atendimentos espalhados pela capital, em dois Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), três Policlínicas, quatro Centros de Convivência e na Vila Olímpica, já tendo realizado mais de 90 mil atendimentos desde sua ampliação.

Para a recuperação cardiopulmonar e física dos pacientes, o projeto conta com a colaboração de 70 fisioterapeutas, 25 profissionais de educação física, 53 estagiários, 12 gestores, seis auxiliares administrativos e oito técnicos de enfermagem.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Agência do AM e Prefeitura de Parintins debatem sobre atracação de barcos

Agência Reguladora do Governo consultou a prefeitura de Parintins e outros órgãos para ordenar o fluxo de passageiros no Festival Folclórico.

26 de maio de 2022

Amazonas apresenta projetos ambientais para embaixador da Irlanda

Governo do Amazonas busca parceria com o projeto "Irlanda Global" para conseguir financiamentos a projetos ambientais em execução.

26 de maio de 2022

Crianças de comunidades ribeirinhas assistirão ópera no Teatro Amazonas

Crianças da comuniade do Livramento vão assistir no Teatro Amazonas o espetáculo “Onheama”, em mais uma iniciativa de inclusão cultural do Estado.

26 de maio de 2022

Fundação Cecon ganha novos equipamentos e amplia oferta de exames

Com a entrega dos equipamentos feita pelo Governo do Amazonas, a estimativa é que, mensalmente, sejam realizados na Fundação Cecon 1,5 mil tomografias e 800 exames raio-X.

26 de maio de 2022

Ações do ‘Governo Presente’ chegam ao bairro Cidade Nova pela 5ª vez

Programação tem início às 8h e encerra às 14h, neste sábado (28), no Ceti João dos Santos Braga. Mais de 20 mil atendimentos já foram realizados em edições anteriores.

26 de maio de 2022

Cheia deixa 40 cidades em situação de emergência no Amazonas

Em 2022, 58 dos 62 municípios do Amazonas enfrentam os danos causados pela enchente. efeitos mais severos ocorreram nas cidades de Careiro da Várzea e Anamã.

26 de maio de 2022

Serviços do TJAM são transferidos para home office após tremor em prédio

Por precaução, a equipe da Secretaria de Infraestrutura do TJAM foi acionada para avaliações pertinentes, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

26 de maio de 2022

Amazonas confirma primeiro caso de sarampo em criança de Manacapuru

Criança de 1 ano de idade, moradora de Manacapuru – que não tem histórico de tomar a tríplice vacina – contraiu o sarampo e está sendo acompanhada pela FVS.

26 de maio de 2022