fbpx

domingo, 19 de setembro de 2021

Ônibus recebem informativos para prevenir violência contra mulher

A atividade faz parte da programação da “Agosto Lilás – Manaus por Elas”, alusiva ao mês de enfrentamento à violência contra a mulher e de criação da Lei Maria da Penha.

7 de agosto de 2021

Compartilhe

Ônibus e terminais de embarque e desembarque receberam a ação (Foto: Divulgação / Semasc)

Uma ação de sensibilização nos cinco terminais de ônibus existentes na capital foi realizada na manhã deste sábado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). A atividade faz parte da programação da campanha “Agosto Lilás – Manaus por Elas”, alusiva ao mês de enfrentamento à violência contra a mulher e de criação da Lei Maria da Penha, que completa 15 anos hoje.

“Conforme determinação do nosso prefeito David Almeida, estamos fazendo a sensibilização da população em todos os terminais de ônibus nesta manhã. Ainda vivemos muitos casos de feminicídio, tanto que a Secretaria de Segurança Pública já registrou 20 casos apenas de janeiro a junho deste ano. Então estamos aqui para trazer informação à população e orientar que as mulheres não se calem. Elas precisam denunciar”, declarou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

Além de informações sobre os tipos de violência que são praticados contra as mulheres, o material informativo contém, também, os canais de denúncia: 0800 092 6644, 0800 092 1407, Disque 100 e o Ligue 180.

“São 15 anos da Lei Maria da Penha, um instrumento que se configura e se consolida como mais um mecanismo de enfrentamento à violência contra a mulher. Ontem à noite, estivemos nas garagens dos ônibus, afixando cartazes da campanha. É uma forma de comunicação direta com a população, de forma a massificar a mensagem de combate a essa violência”, afirmou a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.

Para a professora Marlete Barroso, a campanha é muito importante, principalmente, para orientar a sociedade sobre as formas de denúncia.

“Todo dia a gente vê notícias de crimes praticados contra as mulheres, são assassinatos, espancamentos, fora os casos que a gente não tem conhecimento. Então, é muito importante essa iniciativa da prefeitura”, concluiu.

A programação do “Agosto Lilás – Manaus por Elas” segue na próxima semana com ações sendo realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Sobre a Lei Maria da Penha

A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Federal nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto. Um dos motes do “Agosto Lilás” é a divulgação da lei, elaborada justamente para amparar mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Falhas como inconsistência no APP são detectados no Zona Azul em Manaus

A fiscalização da Ageman também detectou outros erros na prestação de serviço, como a demora no atendimento dos monitores aos motoristas e ocupação de vagas irregulares.

18 de setembro de 2021

Uninorte realiza semana de ações sociais em Manaus; confira programação

Programação inclui palestras educativas, minicursos e atendimentos em saúde e jurídico à comunidade entre os dias 20 e 25 de setembro.

18 de setembro de 2021

Covid: vacinação, incluindo dose de reforço, segue neste sábado em Manaus

A Semsa orienta a quem já tenha tomado a primeira dose que consulte a plataforma Imuniza Manaus, para acompanhar a data para receber a segunda dose.

18 de setembro de 2021

Prefeitura de Manaus volta atrás e retoma vacinação de adolescentes

A vacinação deste público havia sido suspensa ontem (16), por recomendação do Ministério da Saúde. Porém, nesta sexta a Prefeitura voltou atrás em sua decisão.

17 de setembro de 2021

Procon-AM autua instituições de ensino após denúncias de alunos

Em uma das instituições de ensino, um aluno informou que não teve estágio supervisionado. Já na outra instituição houve denúncia de falta de aula laboratorial.

17 de setembro de 2021

Dose de reforço é somente para quem tomou 2ª dose há seis meses

Mutirão Vacina Amazonas, que acontece hoje e amanhã, intensifica aplicação desta dose nos idosos de 70 anos (ou mais) em Manaus.

17 de setembro de 2021

Saiba o que é Spotter Point, espaço inaugurado hoje no Aeroporto de Manaus

O espaço destinado exclusivamente para a prática de Spotter, termo que se refere ao hobby de fotografar diferentes modelos de aeronaves durante pousos e decolagens.

17 de setembro de 2021

Prefeitura de Manaus suspende vacinação contra Covid-19 em adolescentes

A capital amazonense passa a seguir a recomendação dada pelo Ministério da Saúde. Agora, só podem receber a vacina os que tiverem deficiência permanente ou comorbidades.

16 de setembro de 2021