Passageiros que utilizam o cartão cidadão ou a carteirinha estudantil da meia passagem estão isentos de pagamento da passagem nesta sexta. Saiba o motivo!
(Foto: Karla Vieira/SEMCOM)
Nesta sexta-feira (1º) os usuários do transporte público de Manaus foram surpreendidos ao saírem de suas casas e pegarem ônibus para se locomoverem. Isso porque o sistema de bilhetagem eletrôinica, utilizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), está fora do ar.
Por volta das 9h da manhã, o Sindicato informou, por meio de nota, que foi surpreendido pelo não funcionamento do sistema e que ingressou “com um pedido de mediação na Câmara de Arbitragem e Mediação do Norte (CAMNORTE) – empresa provedora de tecnologia – a fim de que se mantenham as operações normais”.
Ainda conforme o Sindicato, o corpo técnico de funcionários está tomando todas as medidas cabíveis para reverter a situação.
O Sinetram destaca, ainda, que “os cidadãos usuários do sistema de transporte coletivo não estão sendo prejudicados. Quem possui o cartão vale transporte, cidadão e estudantil, basta fazer o procedimento do validador, mostrar o cartão para a câmera do veículo para o registro da imagem, que a catraca será normalmente liberada pelo cobrador”.
No entanto, a “passagem gratuita” não contemplou passageiros do transporte alternativo e executivo. Isso porque os donos e empresas responsáveis pelos veículos lucram pelo número de passageiros que transporta.
Aos passageiros que utilizam o transporte público convencional, caso não possuam carteira estudantil de meia-passagem ou cartão cidadão, será necessário pagar o valor integral da passagem em dinheiro.
Isac Sharlon e assessoria
Leia Mais: