fbpx

sexta, 12 de agosto de 2022

Óbitos por câncer de próstata diminuem nos últimos cinco anos

Amazonas apresenta leve tendência de redução de óbitos por câncer de próstata. De 2015 a 2020 houve redução de 24% na quantidade de casos, de acordo com a FVS-AM.

25 de novembro de 2020

Compartilhe

Um dos principais fatores relacionados ao câncer de próstata ainda é o diagnóstico tardio da doença. (Foto: Reprodução)

O Amazonas apresenta tendência leve de redução de óbitos por câncer de próstata levando em consideração os últimos cinco anos. De 2015 a 2020 (até outubro), houve redução de 24% na quantidade de casos.

O dado é do Núcleo de Sistema de Informações (Nusi), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), e foi apresentado no evento de prevenção à doença, realizado na manhã desta terça-feira (24), em alusão ao Novembro Azul.

A campanha é realizada, no mês de novembro, para prevenção ao câncer de próstata. O evento foi realizado no auditório da FVS-AM, na zona norte de Manaus.

Registros

A tendência de queda nos óbitos por câncer de próstata é verificada desde 2015 até outubro de 2020. Foram registrados 198 óbitos pela doença em 2015; 180 óbitos em 2016; 175 em 2017; 169 em 2018; 182 em 2019; e 150 de janeiro a outubro de 2020. “É uma tendência muito sutil, mas são estatísticas de câncer de próstata no Amazonas e que são muito semelhantes aos dados do país”, apontou o epidemiologista Ronildo Baiatone Alencar, da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Gdant), da FVS-AM.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a neoplasia de próstata é a segunda maior causa de morte no país, perdendo apenas para o pulmão. Além disso, 70% dos óbitos no Amazonas, por câncer de próstata, ocorrem na faixa etária maior de 70 anos.

“Um dos principais fatores relacionados ao câncer de próstata ainda é o diagnóstico tardio da doença. Estudos demonstram que o diagnóstico e a identificação do nódulo precocemente aumentam a chance de cura de 95% a 100%”, detalhou o cirurgião oncológico da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Paulo Mendonça, que também palestrou no evento.

Prevenção

A campanha Novembro Azul marca o mês de novembro com a conscientização dos homens para o diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de próstata. Uma das medidas preventivas para essa doença é a prática regular de exercícios físicos. “A atividade física previne todas as doenças, inclusive as doenças crônicas. Faz com que a pessoa saia do sedentarismo, crie novas rotinas e perspectivas de saúde”, apontou a técnica do Gdant/FVS-AM, Ângela Cerdeira, que abordou sobre a importância do exercício físico como forma de prevenir a doença.

Outras formas de prevenção ao câncer de próstata é manter a regularidade ao médico urologista e uma alimentação saudável e balanceada.

Referência

A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A autarquia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Leia mais Dia a Dia

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022