fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Novo Centro de Testagem realizou exames em mais de 10 mil pessoas

Do dia 19 de janeiro até este sábado (22), o número de exames do tipo antígeno realizados no espaço foi de 10.533, sendo 5.387 com resultados positivos e 5.146 negativos.

23 de janeiro de 2022

Compartilhe

Serviço disponível para a população visa aumentar a oferta de testes gratuitos na capital (Foto: Divulgação)

Em três dias e meio de atendimento, o Centro de Testagem contra a Covid-19 montado nas etapas 1 e 2 do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV) registrou a testagem em mais de 10 mil pessoas. O serviço está disponível desde quarta-feira (19) visando aumentar a oferta de testes gratuitos para a população e desafogar a demanda nas unidades de saúde.

De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), coletados pelas equipes de saúde estaduais e municipais que atuam no Centro de Testagem, do dia 19 de janeiro até às 12h deste sábado (22), o número de exames do tipo antígeno realizados no espaço foi de 10.533, sendo 5.387 com resultados positivos e 5.146 negativos. O Centro de Testagem tem capacidade para realizar até 10 mil testes diários.

Conforme a representante da FVS-RCP no Centro de Testagem, Wlademeire Azevedo, a estrutura montada no Centro de Convenções facilita o acesso ao serviço, sobretudo pela localização centralizada para o deslocamento da população até o local. Ela explica que o centro dispõe de 40 postos de triagem, área de coleta de exames, consulta médica e farmácia para casos detectados positivos.

“Esse centro é uma parceria entre o Governo do Estado e prefeitura municipal para proporcionar o desafogo das unidades de saúde e aumentar a oferta do teste para a população. Terminou a triagem ele vem para o atendimento, faz a coleta de exame. Caso dê positivo ele vem para uma consulta médica e em seguida para a dispensação da medicação. A pessoa já sai daqui com a medicação”, explicou.

Os atendimentos no Centro de Testagem ocorrerão de segunda a sábado, das 9h às 17h, garantindo a testagem de todos que buscarem o serviço até o horário definido.

A dona de casa Geisi Alves, de 42 anos, procurou o centro após sentir febre e tosse há dois dias. Ela passou pelas etapas na testagem e recebeu o resultado reagente para a Covid-19, no entanto, ela afirma que está tranquila e destacou a importância do espaço como ferramenta de prevenção.

“O atendimento foi bom, cheguei às 10h e apesar de ter muita gente o atendimento é rápido. Fiz o teste, deu positivo, passei pelo médico agora e passaram o medicamento pra mim, já vou sair daqui com o medicamento. O bom é isso, porque você faz o teste e se der positivo você já sai medicada e o atendimento ótimo”, disse ela.

A assistente administrativa Ana Carolina Anjoles, de 21 anos, pontuou a dificuldade na busca de testes em estabelecimentos na capital e o valor alto para realizar o exame. Para ela, a oferta do Centro de Testagem deixa a população mais segura.

“Hoje foi tranquilo o atendimento. Cheguei cedo, estou saindo cedo, achei que ia sair mais tarde, mas correu tudo bem. Muitas pessoas não têm condições de fazer o exame pago e hoje em dia o pago está muito caro, então a gente tendo um espaço desse a gente fica bem mais tranquilo do que antes. Estou pronta para ficar boa logo”. 

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Clima agradável’: friagem no Amazonas ganha força neste final de semana

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, que terá temperatura variando entre 23° de mínima e 30° na máxima.

20 de maio de 2022

Guarda Municipal de Manaus começa a treinar para o uso de armamento letal

Ao final do curso de capacitação será feita a avaliação prática de tiro, para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte que será adotada no órgão.

20 de maio de 2022

Terras Indígenas no AM estão entre as dez mais desmatadas no trimestre

Amazonas tem Terras Indígenas na fronteira com Roraima, no Médio e no Alto Rio Negro entre as mais pressionadas pelo desmatamento, segundo pesquisa do Imazon.

20 de maio de 2022

Lei pune quem joga lixo nas ruas e rios de Manaus, mas Semmas não tem dados

Lei municipal existe desde 2018, mas o que se vê são toneladas de lixo pelas ruas de Manaus entupindo bueiro e poluindo igarapés e não se sabe se alguém foi punido até hoje.

20 de maio de 2022

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022