fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

No Dia do Motociclista, Detran-AM alerta sobre cuidados no trânsito

Ao mesmo tempo em que oferecem praticidade e agilidade, as motos também exigem um comportamento em que a atenção e o respeito às regras de trânsito devem ser prioridades.

27 de julho de 2021

Compartilhe

Dia do Motociclista é comemorado nesta terça (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (27) é comemorado o Dia Nacional do Motociclista, e o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) celebra a data reforçando os cuidados que os condutores dos veículos de duas rodas devem ter para evitar acidentes.

Ao mesmo tempo em que oferecem praticidade e agilidade, as motos também exigem um comportamento de seus condutores em que a atenção e o respeito às regras de trânsito devem ser prioridade.

Por isso, o Detran Amazonas listou alguns cuidados que o motociclista precisa ter para evitar acidentes. Confira:

● Mantenha a motocicleta sempre em ordem: verifique a calibragem e o estado geral dos pneus; verifique farol, setas, lanterna e luz de freio; verifique o cabo, lonas, ou pastilhas, fluido e a regulagem se for freio hidráulico; verifique o cabo, e a regulagem da folga ideal do sistema hidráulico; verifique os amortecedores traseiros e as bengalas dianteiras quanto a vazamentos; verifique a vela, cachimbo e cabo; troque periodicamente o conjunto de coroa, corrente e pinhão; utilize o protetor de pernas (“mata-cachorro”) e antena anti- cerol;

● Conduza utilizando equipamentos de segurança: o capacete precisa ser aprovado pelo Inmetro e deve ser com viseira; calça e jaqueta de tecido resistente; use sempre botas ou sapatos fechados reforçados e luvas de proteção;

● Atenção e concentração: o ato de conduzir motocicletas exige muita atenção do motociclista, por isso evite se distrair com o uso do celular;

● Respeite a sinalização de trânsito e cruzamentos: conheça e respeite os sinais e as placas de trânsito. Os cruzamentos são os locais de maior incidência de acidentes de trânsito, então redobre a sua atenção e reduza a velocidade ao se aproximar principalmente nos cruzamentos sem sinalização de semáforos;

● Cuidado com pedestres: lembre-se de que o pedestre tem prioridade no trânsito urbano; sejam cordiais e cuidadosos com os pedestres desatentos, principalmente crianças e idosos;

● Cuidado nas ultrapassagens: sinalize com antecedência sua manobra e certifique-se de que você (motociclista) realmente foi visto pelo motorista a ser ultrapassado; cuidado ao passar entre veículos, principalmente ônibus e caminhões;

● Cuidado com a chuva: redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de frenagem é duas vezes maior que o normal;

Os cuidados podem ajudar a reduzir os acidentes e, principalmente, as mortes no trânsito no estado que, nos seis primeiros meses deste ano, chegaram a 90 ocorrências. No mesmo período do ano passado, foram 66 acidentes fatais.

O diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, avalia que os números também cresceram devido ao aumento da utilização da motocicleta nos serviços delivery, alavancados pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19, e ressalta a importância de se alertar os condutores sobre as consequências de se utilizar o veículo sem os devidos cuidados e respeito às leis de trânsito.

“Além das vidas perdidas, muitas pessoas ficam debilitadas em um leito de hospital por causa dos traumas causados por esses acidentes. E aí, é importante que se alerte os motociclistas para uma reflexão: o que é mais importante? Fazer mais entregas em um curto espaço de tempo e, para isso, se avançar o semáforo, cruzar o canteiro central para encurtar a distância e se acidentar ou ir mais devagar, respeitando as normas de trânsito e chegar  com vida em casa no final do trabalho?”, pontuou o diretor-presidente.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021

Operação ‘Carga Pesada’ retorna para fiscalizar veículos irregulares

Carretas, caminhões, cavalos mecânicos, além de reboques, são alguns dos carros abordados pelas equipes de investigação durante a operação em ruas de Manaus.

21 de setembro de 2021

No Dia da Árvore, apenados do semiaberto plantam mudas no Parque Jefferson Péres

Ato simbólico do programa Trabalhando a Liberdade visa conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e do resgate de valores.

21 de setembro de 2021

Posto de atendimento à mulher é inaugurado no 8º DIP, na zona Oeste

Unidade vai contar com uma psicóloga e uma assistente social para dar apoio a essa vítima. Dependendo do caso, podemos encaminhá-las para outros órgãos.

21 de setembro de 2021