fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Compartilhe

Segundo o Inep, o Amazonas teve 77.578 inscritos para o Enem neste ano. No entanto, quase metade dos inscritos faltaram no primeiro dia de prova, realizado no último domingo. (Foto: Divulgação)

Estudantes fazem neste domingo (28) as provas referentes ao segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que engloba matemática, física, química e biologia.

Segundo o Inep, o Amazonas teve 77.578 inscritos para o Enem neste ano. No entanto, quase metade dos inscritos faltaram no primeiro dia de prova, realizado no último domingo (21).

Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de abstenção nas provas presenciais no Amazonas foi de 40,6%, a maior do país. No digital, a taxa de faltosos foi ainda maior, com 46% dos inscritos ausentes nas provas.

A prova começou às 13h30 em todo o Brasil, e os candidatos terão cinco horas para responder a 90 questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia).

A saída sem o caderno de questões é permitida após duas horas do início da prova. Somente os participantes que saírem a partir das 17h é que poderão levar o material. A prova termina às 17h30, horário local.

No último domingo (21), os estudantes responderam a 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de produzir uma redação com base no tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

A nota do Enem pode ser usada para o ingresso tanto em universidades públicas, quanto em universidades privadas. Para ingressar em uma universidade pública é preciso ficar atento às datas do Sisu.

O ingresso em uma universidade privada com possibilidade de bolsas de até 100%, nesse caso, a inscrição deve ser feita no ProUni. Há possibilidade de financiar a faculdade e pagar somente no final da graduação por meio do Fies.

Da Redação, com informações do G1, R7 e Guia do Estudante

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Prêmio Thiago de Mello’ movimenta R$ 1,6 milhão na economia de Manaus

Os projetos aprovados terão um prazo de seis meses para realizar suas atividades, a contar da data do recebimento dos recursos financeiros, de forma gratuita em Manaus.

7 de agosto de 2022

2ª Corrida da Guarda Municipal reúne mais de mil participantes, em Manaus

A Corrida da Guarda Municipal, na Ponta Negra, serviu como um esquenta para a Maratona Internacional de Manaus, que será realizada nos dias 22 e 23 de outubro.

7 de agosto de 2022

Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos

Pedido técnico para a Anvisa de registro de kit de testagem para o diagnóstico da varíola do macaco já está em análise pela equipe técnica da Agência.

6 de agosto de 2022

Prefeitura recompõe calçadão de pedras portuguesas da Ponta Negra

Trabalho manual dos servidores da Prefeitura de Manaus recupera aspecto original do calçadão da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus.

6 de agosto de 2022

PF prende três suspeitos de ocultar corpos de Dom e Bruno no Amazonas

Sete mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão foram cumpridos neste sábado (6) em uma ação decorrente da investigação dos homicídios no Vale do Javari.

6 de agosto de 2022

Documentário mostra manifestações que sacudiram o Brasil em 2013

O doc explora os protestos que marcaram o Brasil em junho de 2013. Da intensa disputa de 2014 à eleição de 2018, o país ainda sente os ecos de um mês que não terminou.

5 de agosto de 2022

Morre Jô Soares, artista e humorista que marcou a cultura do país

Jô interpretou dezenas de personagens, criou bordões e apresentou o mais conhecido programa de entrevistas da TV brasileira. O velório não será aberto ao público.

5 de agosto de 2022

AM reforça aparato de segurança com viaturas e material de informática

Viaturas, caminhão de combustível e computadores serão entregues pela Secretaria de Estado da Segurança, para a PM, PC e a Polícia Científica.

4 de agosto de 2022