fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

‘Não troque a infância por moedas’ quer combater mendicância nos semáforos

Campanha do Governo do Amazonas, via Sejusc, abrange também o trabalho de conscientização nos shoppings e terminais da capital. Ação ocorre até sexta-feira.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

Campanha conta com o apoio da Depca, TJAM e MP-AM (Foto: Divulgação)

Permitir que alguém menor de dezoito anos mendigue ou seja usado com essa finalidade para comoção pública é crime previsto no inciso IV do art. 247 do Código Penal Brasileiro. Para combater e conscientizar a população sobre isso, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) deu início, na segunda-feira (13), à campanha “Não troque a infância por moedas” nos semáforos, shoppings e terminais da capital. A ação ocorre até sexta-feira (17/09).

Promovida pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc (Sedca), a campanha visa conscientizar a população sobre a mendicância infantojuvenil, ato que favorece a vulnerabilidade social e a situação de exploração de trabalho infantil. 

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, reforçou a denúncia feita pelo Conselho Tutelar de Manaus, que apurou o esquema de aluguel de crianças para pedirem dinheiro em semáforos.

“Essas crianças estão sendo aliciadas, exploradas por pais, avós, parentes e não-parentes. Existe hoje uma rede criminosa alugando essas crianças para que elas funcionem como arrecadadoras de dinheiro. Essas crianças estão expostas ao perigo, não estão frequentando a escola e é necessário que a população entenda que não estão ajudando essas crianças, estão atrapalhando a infância”, disse a gestora.

O secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Emerson Lima, destacou que o foco da campanha são as pessoas que, costumeiramente, dão dinheiro para as crianças e adolescentes nas ruas da cidade.

“É importante não fomentar essa exploração de crianças e adolescentes nos semáforos, shoppings e terminais. À medida que o cidadão doa uma esmola, dinheiro, uma moeda, na realidade estamos incentivando essa exploração. Temos que trabalhar com a razão, impedindo que esse ciclo vicioso continue acontecendo”, afirmou.

A ação deve continuar durante a semana com distribuição de panfletos, afixação de cartazes e blitzes educativas em shoppings e terminais de ônibus de várias zonas de Manaus.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021