fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Moradores que serão reassentados pelo Prosamin+ recebem certificação

Documentos foram repassados para pessoas que vivem na área da Manaus 2000, no Japiim, e deve alcançar, inicialmente, 550 imóveis. Famílias foram mapeadas há quase um ano.

23 de novembro de 2021

Compartilhe

Objetivo é alcançar todos os 2.580 imóveis previstos para serem reassentados na área (Foto: Divulgação)

Como parte do processo de reassentamento de famílias beneficiadas na nova fase do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), o Governo do Estado começou a entregar, nesta terça-feira (23), os primeiros 550 certificados de imóveis para moradores da área da Manaus 2000, bairro Japiim, zona Sul.

Conforme a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão que gerencia o Prosamin+, a certificação é uma das etapas no processo de reassentamento de moradores de áreas de risco alcançadas na nova etapa do programa, lançada pelo governador Wilson Lima.

O órgão iniciou o mapeamento das famílias há um ano e, com a entrega do documento, moradores cadastrados cujos imóveis já possuem o selo do programa estarão aptos a abrir os processos de reassentamento na Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab).

De acordo com o coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, inicialmente 550 imóveis receberão os certificados e, conforme o avanço das obras, as equipes farão o mesmo procedimento em novos locais. O objetivo é alcançar todos os 2.580 imóveis previstos para serem reassentados na área de abrangência do Prosamin+, que contempla parte das zonas sul e leste de Manaus.

“Nós começamos esse processo aqui, desde a comunidade da Sharp, na zona leste, até a Manaus 2000. No total, serão 648 unidades habitacionais, porém nós temos 2.580 famílias que sairão de área de risco e inundação ou de intervenção de obras”, explicou.

Segundo Campêlo, o Prosamin+ oferece soluções de moradia que vão além dos conjuntos residenciais construídos nas áreas de intervenção do programa.

“Parte (dos beneficiários) receberá bônus-moradia, que é um valor estabelecido pelo programa que dá para a família escolher uma casa em qualquer lugar da cidade. Também tem outras soluções, como o auxílio-moradia, que é o aluguel provisório, e a própria indenização, quando se tem casas de grande porte e os valores são altos”, completou.

Investimentos

No Prosamin+, o Governo do Estado vai investir cerca de R$ 542 milhões, recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com contrapartida do Estado.

Em sua primeira fase, o Prosamin+ vai beneficiar as famílias que residem no leito do Igarapé do Quarenta, em áreas na comunidade da Sharp e na Manaus 2000, nas zonas leste e sul, respectivamente.

O programa vai executar obras de infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes.

Estima-se que 60 mil pessoas serão diretamente beneficiadas na nova fase, seja com habitação segura, ou com a coleta e tratamento de esgoto e água tratada, construção de parques, de novas vias, drenagem, reflorestamento e recuperação dos canais de igarapés.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Campanha pretende conscientizar sobre importância do jornalismo profissional

A ideia é diferenciar os veículos que produzem informação com responsabilidade daqueles que são focados apenas em conquistar audiência por meios antiéticos.

1 de dezembro de 2021

Presos ‘sufocam’ sistema prisional do AM: superlotação passa de 200%

Nos presídios do Amazonas, são 11.047 presos para 3.610 vagas. Enquanto outros 2.580 presos seguem à espera de julgamento na Justiça.

30 de novembro de 2021

Covid-19: ômicron ainda não é ameaça no AM, mas já acende alerta do comitê

Presente em 12 países com 142 casos confirmados, a nova variante do coronavírus ainda não apresenta registro no Amazonas. Comitê de enfrentamento segue vigilante.

30 de novembro de 2021

Prefeitura lança chamada pública para vendas no Réveillon de Manaus

A seleção das propostas será realizada por uma Comissão de Seleção, composta por três técnicos da Fundação Municipal de Cultura.

29 de novembro de 2021

Amazonas Mais Inclusão: programa quer alcançar todo o AM para beneficiar PcDs

Os projetos da Sejusc que são desenvolvidos na capital também serão levados ao interior do Estado, garantindo acesso a benefícios sociais, inclusive, do Governo Federal.

29 de novembro de 2021

Mais de meio bilhão para turbinar o Prosamin+ num prazo de cinco anos

Em entrevista ao Realtime1, Marcellus Campêlo fala sobre os planos do governo para ampliar, modernizar e levar o Prosamin para 4 municípios no interior do estado.

29 de novembro de 2021

A oitava da gestão: escola de tempo integral é inaugurada no Viver Melhor

A unidade, que representa a maior estrutura física da educação básica no Amazonas, foi construída em tempo recorde e conta com uma estrutura moderna de 7.7 mil m².

29 de novembro de 2021

Combate à Covid: Manaus tem 52 pontos de vacinação até sexta-feira

Orientação da Semsa é para que seja feita a consulta à plataforma Imuniza Manaus, a fim de conferir as datas de 2ª e 3ª doses, uma vez que houve redução nos intervalos delas.

29 de novembro de 2021