fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Matrículas para novos alunos na modalidade de ensino EJA iniciam hoje

Em 2021, a modalidade EJA atendeu mais de 28 mil alunos, em todos os segmentos e em escolas da rede estadual de Manaus e do interior do Amazonas.

17 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

A matrícula para os novos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) inicia nesta segunda-feira (17). As inscrições são realizadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do site matriculas.am.gov.br, ou presencial, na secretaria de qualquer escola da rede pública estadual.

Para realizar a matrícula na EJA, é requisito que o candidato tenha a idade mínima de 15 anos completos, para 1º e 2º segmentos, e de 18 anos completos, para o 3º segmento. O 1º segmento corresponde aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), e o 2º segmento, aos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O 3º segmento equivale ao Ensino Médio.

Os documentos necessários são:

• comprovante de conclusão de escolaridade anterior para a etapa pretendida;

• histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias;

• certidão de nascimento (original e cópia);

• certidão de casamento (original e cópia);

• CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade;

• comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula);

• cartão de vacinação (cópia); e

• duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.

Onde é oferecida a EJA

A modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos está presente em quase todo o Amazonas, com exceção dos municípios de Anamã, Guajará, Ipixuna e Juruá. No total, são 66 escolas na capital, Manaus, e 124 escolas espalhadas pelo interior do estado, totalizando 190 escolas que ofertam a modalidade.

Em 2021, a EJA atendeu mais de 28 mil alunos, em todos os segmentos e em escolas da rede estadual da capital e do interior.

Nova EJA

A modalidade de ensino foi reformulada na estrutura e proposta pedagógica, respeitando aspectos socioculturais e econômicos da população. A reformulação busca garantir a celeridade de inserção no mercado de trabalho, aumentar a oferta por meio de matrículas semestrais e minimizar a evasão escolar, assegurando a conclusão de cada etapa e propiciando a continuidade dos estudos.

Para saber mais sobre a Nova EJA e sobre as novas propostas pedagógicas, basta acessar o site www.educacao.am.gov.br/novo-eja/.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Cientistas fazem alerta na ‘Science’ sobre PL que ameaça terras indígenas

Cientistas de renomadas instituições brasileiras, entre elas o Inpa, escreveram carta na revista 'Science' alertando sobre projetos que prejudicam indígenas.

28 de maio de 2022

Escolas estaduais no AM têm 840 projetos aprovados no Ciência na Escola

A lista com os selecionados foi publicada nesta sexta-feira (27). O programa visa apoiar a participação de professores e estudantes e despertar a vocação científica.

27 de maio de 2022

Inédito: advogados vão poder entrar nos presídios com peças processuais

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária chegaram a um consenso histórico, após uma audiência pública.

27 de maio de 2022

Trânsito será alterado para ‘Marcha para Jesus’ amanhã; veja o que muda

O IMMU interditará algumas vias antes, durante e depois do evento, para garantir a segurança viária dos participantes. Com isso, trânsito sofrerá mudanças a partir das 12h.

27 de maio de 2022

Agência do AM e Prefeitura de Parintins debatem sobre atracação de barcos

Agência Reguladora do Governo consultou a prefeitura de Parintins e outros órgãos para ordenar o fluxo de passageiros no Festival Folclórico.

26 de maio de 2022

Amazonas apresenta projetos ambientais para embaixador da Irlanda

Governo do Amazonas busca parceria com o projeto "Irlanda Global" para conseguir financiamentos a projetos ambientais em execução.

26 de maio de 2022

Crianças de comunidades ribeirinhas assistirão ópera no Teatro Amazonas

Crianças da comuniade do Livramento vão assistir no Teatro Amazonas o espetáculo “Onheama”, em mais uma iniciativa de inclusão cultural do Estado.

26 de maio de 2022

Fundação Cecon ganha novos equipamentos e amplia oferta de exames

Com a entrega dos equipamentos feita pelo Governo do Amazonas, a estimativa é que, mensalmente, sejam realizados na Fundação Cecon 1,5 mil tomografias e 800 exames raio-X.

26 de maio de 2022