fbpx

sexta, 22 de outubro de 2021

Mastologista da FCecon concorre a prêmio nacional por atuação na pandemia

Hilka Espírito Santo concorre em Prêmio Inspiradoras 2021, do Instituto Avon e plataforma Universa, na categoria 'Inovação em Câncer de Mama'.

5 de outubro de 2021

Compartilhe

Hilka é chefe do serviço de mastologia na FCecon (Foto: Divulgação)

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está representada no Prêmio Inspiradoras 2021, do Instituto Avon e plataforma Universa. A chefe do serviço de Mastologia da instituição, mastologista Hilka Espírito Santo, concorre na categoria “Inovação em Câncer de Mama”.

A votação é aberta ao público e pode ser feita AQUI. Não há limites de acesso para votar.

Hilka foi selecionada pelo Instituto Avon em razão de ter mobilizado, junto à direção da FCecon, em janeiro e fevereiro deste ano, a transferência de 22 pacientes para passarem por cirurgias nas mamas na unidade do Instituto Nacional de Câncer, o Inca III, no Rio de Janeiro (RJ). Naquele período, devido ao pico da Covid-19 no estado, as cirurgias oncológicas necessitaram ser temporiamente suspensas.

Uma parceria entre Governo do Estado, SES-AM, FCecon, Ministério da Saúde (MS), Instituto Nacional de Câncer (Inca) e Força Aérea Brasileira (FAB) enviou três grupos de pacientes para o Inca III, nos dias 29 de janeiro, 9 e 23 de fevereiro.

Todas as pacientes realizaram cirurgias sem intercorrências e voltaram para a FCecon para dar continuidade ao seu tratamento. “Essa ação possibilitou o tratamento cirúrgico em tempo adequado, representando impacto positivo no tratamento e sobrevida das pacientes, pois naquele momento estávamos impossibilitados de realizar cirurgias na FCecon. Eu me sinto muito honrada em representar essas 22 mulheres e suas famílias, toda a equipe da Fundação Cecon que trabalhou arduamente, junto com a Secretaria de Saúde, Ministério da Saúde e o Inca III”, afirma Espírito Santo.

Premiação

O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa do Instituto Avon e da plataforma feminina do UOL, Universa, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está em três principais causas: violência contra a mulher, câncer de mama e equidade de gênero.

Além da mastologista Hilka Espírito Santo, concorrem na categoria “Inovação em Câncer de Mama” a chefe do Laboratório de Genômica e Biologia Molecular do Centro Internacional de Pesquisa (Cipe) e responsável pelo Laboratório de Diagnóstico Genômico do A.C.Camargo, Dirce Maria Carraro, e a chefe do Laboratório de Fontes Radioativas para Radioterapia do Centro de Tecnologia das Radiações (Ceter/Ipen), Maria Elisa Rostelato.

Após o encerramento da votação e a apuração dos votos, a vencedora de cada uma das sete categorias será revelada durante a premiação, no dia 23 de novembro de 2021, em evento híbrido, em São Paulo (SP), transmitido ao vivo no site da plataforma Universa.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021