fbpx

terça, 09 de agosto de 2022

Manaus vai ter mega-ação para intensificar vacinação contra a Covid

Mega-ação será realizada nos próximos três dias. Número de pontos estratégicos de grande fluxo será ampliado para quatro, com retomada da vacinação drive-thru no sambódromo.

6 de julho de 2022

Compartilhe

Cerca de um milhão e meio de pessoas na cidade de Manaus não estão com o ciclo vacinal completo (Foto: Reprodução)

Com o objetivo de elevar o número de pessoas com esquema vacinal completo contra a Covid-19, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta quarta-feira (6), uma mega-ação para intensificar a vacinação na capital amazonense nos próximos três dias. De quinta-feira (7) a sábado (9), pontos e horários de funcionamento serão incrementados para aumentar a capacidade de atendimento.

De acordo com o prefeito, cerca de um milhão e meio de pessoas na cidade de Manaus não estão com o ciclo vacinal completo. Além disso, o aumento no número de casos da doença supera mil por cento nos últimos dez dias.

“Estamos propondo essa mega-ação de vacinação no próximo final de semana, a partir da quinta-feira, para que nós possamos diminuir esses números . Nós queremos diminuir esses percentuais, para que possamos aumentar o número de pessoas imunizadas com o esquema vacinal e estarmos protegidos contra os casos graves da Covid-19”, destacou Almeida, durante coletiva realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na zona Centro-Sul.

Aumento de pontos estratégicos e volta do drive-thru no sambódromo

O número de pontos estratégicos de grande fluxo será ampliado para quatro, com a reabertura do Centro de Convenções de Manaus, o “sambódromo”, onde haverá vacinação exclusivamente em sistema drive-thru.

Na quinta e na sexta-feira, o sambódromo e o Centro de Convenções Vasco Vasques, ambos na zona Oeste, passam a funcionar das 9h até as 22h; já o Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul, vai operar das 9h às 20h, e o shopping Phelippe Daou, na zona Norte, das 9h às 16h.

Nesses dois dias (quinta e sexta-feira), a vacina continua a ser oferecida em 81 unidades de saúde, distribuídas em todas as zonas geográficas da cidade. As de horário regular vão atender das 8h às 17h, as de pequeno porte, das 8h às 16h, e as de horário estendido, das 8h às 20h. No sábado, os quatro pontos estratégicos estarão abertos das 9h às 16h e 27 unidades de saúde, 17 a mais que as disponíveis tradicionalmente no fim de semana, abrirão das 8h às 16h.

Em todos esses pontos, que podem ser consultados pelo link  http://bit.ly/localvacinacovid19 e pelas redes sociais da Semsa, poderão ser atendidas crianças, adolescentes, adultos e idosos com a vacina contra a Covid-19 e também contra a influenza, destinada à população geral, acima de seis meses de idade.

A ação conta com o apoio do governo do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Com a intensificação, a prefeitura espera aumentar o número de pessoas vacinadas. O foco principal da Semsa é reduzir o número de usuários em atraso com a terceira dose (primeiro reforço) e aumentar a quantidade de vacinados com a quarta dose (segundo reforço).

“Essa mega-ação é uma oportunidade muito grande para a população que não tomou nenhuma dose, que está atrasada com sua segunda e terceira doses, ou que já está com sua quarta dose disponível, que essas pessoas possam utilizar essa mega-ação”, completou o titular da Semsa, Djalma Coelho.

Terceira dose

Dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV), atualizados na última segunda-feira, mostram que há aproximadamente 743 mil pessoas dentro do intervalo para receber a terceira dose e mais de 550 mil aptas a receber a quarta dose.

Além dessas, 206 mil pessoas ainda não tomaram nem mesmo a primeira dose e das mais de 1,8 milhão que iniciaram o esquema vacinal, 241 mil não voltaram para receber a segunda dose.

A procura pela vacina aumentou significativamente nos postos de atendimento em razão do avanço da campanha, que já autoriza a quarta dose para pessoas de 18 anos e mais, e pela curva ascendente de novos casos, que reforçou a importância da vacina como medida de proteção individual e coletiva.

Para responder ao aumento de demanda, a Semsa quase dobrou o número de unidades de saúde com oferta de vacina e reabriu três pontos estratégicos. No mês passado, uma média de 6.654 pessoas receberam a vacina contra a Covid-19 diariamente em Manaus, e nos primeiros dias de julho, a média saltou para 15.713, sendo que, na última segunda-feira, foram vacinadas 20,9 mil pessoas, e na terça-feira, 19,7 mil.

Testagem

Além de ampliar a vacinação, a prefeitura também ampliou para 43 o número de UBSs que realizam atendimento para casos suspeitos de Covid e teste rápido de antígeno.

Do total de unidades, 31 realizam consulta e teste para casos suspeitos das 8h às 16h, e dez, das 8h às 19h. Aos sábados, 12 unidades de horário estendido funcionam das 8h às 11h. A lista de endereços está disponível no link bit.ly/ubscovidmanaus.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022

Manaus terá 88 pontos de vacinação contra a Covid-19 esta semana

A vacinação tem início às 8h nas unidades de saúde e às 9h nos pontos estratégicos do Studio 5 e shopping Phelippe Daou. O horário de encerramento varia.

8 de agosto de 2022

Livro lançado pela Prefeitura é destaque em Festival de Quadrinhos em BH

Livro sobre o chargista Miranda lançado pela Prefeitura de Manaus acompanha obras da Região Norte no FIQ 2022, em Belo Horizonte.

7 de agosto de 2022