fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Manaus tem desempenho baixo em serviços básicos, aponta levantamento

Apesar de ter o 6o PIB, Manaus ocupa a 88ª classificação entre os 100 maiores municípios do Brasil, conforme o ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM).

28 de abril de 2021

Compartilhe

Pesquisa afirma que Manaus estagnou na oferta de serviços

Apesar de Manaus ocupar a 6ª classificação na representação do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Manaus ocupa a 88ª classificação entre os 100 maiores municípios do Brasil, conforme o ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) 2021, e tem baixo desempenho em serviços básicos.

O índice analisa a evolução de 15 indicadores nas áreas de educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade e aponta que nos últimos dez anos os resultados e o desempenho das áreas analisadas pela pesquisa permaneceram estagnados, sem avanço em posicionamento no ranking. 

Manaus teve baixo desempenho em função da queda nas classificações em todas as áreas avaliadas. 

Conforme o IDGM, na última década, a capital amazonense desceu 17 posições e quando comparada a 2020, perdeu duas classificações no ranking. 

Em relação aos segmentos analisados, o melhor resultado foi registrado na área de saúde, ocupando o 75º lugar. As demais áreas analisadas receberam as seguintes classificações: 76ª educação, 90ª em saneamento e sustentabilidade, e 96ª em segurança.  

As perdas, nas quatro áreas avaliadas, foram: educação (-4 posições); saúde (-21 posições); segurança (-27 posições); e saneamento e sustentabilidade (-14 posições). 

A partir desta quinta-feira o Portal RealTime1 irá publicar uma série de matérias com a análise do desempenho e evolução de cada área avaliada pelo IDGM. 

As informações têm como base o portal www.desafiosdosmunicipios.com.br  

Reportagem: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021