fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Mais uma vez, Covid-19 ofuscará comemorações de ano-novo no mundo

Na Europa, onde quase 1 milhão de pessoas morreram de covid-19 nos últimos 12 meses, shows e queimas de fogos de artifício tradicionais foram cancelados.

31 de dezembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

A Covid-19 irá ofuscar as comemorações de ano-novo em todo o mundo pelo segundo ano consecutivo nesta sexta-feira (31), já que governos de muitos países reduzem festividades às pressas na tentativa de conter o contágio desenfreado.

As infecções globais do novo coronavírus atingiram uma alta recorde no último período de sete dias, com quase 1 milhão de casos diários detectados em média entre 23 e 29 de dezembro – cerca de 100 mil a mais do que o pico anterior registrado na quarta-feira, de acordo com dados da Reuters.

Vários países registraram altas históricas durante as 24 horas anteriores, entre eles Argentina, Austrália, Bolívia, Estados Unidos, França e Itália, agora que a variante Ômicron se espalha sem controle.

Embora estudos levem a crer que ela é menos mortal do que algumas variantes anteriores, muitas autoridades de saúde preferem não arriscar, dizendo às pessoas que a melhor maneira de receber 2022 é em casa com muito poucos convidados, de preferência todos vacinados.

Na Europa, onde quase 1 milhão de pessoas morreram de covid-19 nos últimos 12 meses, shows e queimas de fogos de artifício tradicionais que costumam atrair milhões de pessoas às ruas foram cancelados na maioria das grandes cidades, incluindo Londres, Paris, Zurique, Bruxelas, Varsóvia e Roma.

Autoridades da Índia começaram a impor regras rigorosas nesta quinta-feira (29) para evitar aglomerações, aplicando toques de recolher noturnos em todas as grandes cidades e ordenando que os restaurantes limitem a quantidade de clientes.

“Está se vendo que as reuniões sociais estão acontecendo de maneira irrestrita, que as pessoas estão desdenhando todas as normas de distanciamento social”, disse Rajesh Tope, ministro da Saúde de Maharashtra, Estado do oeste indiano cuja capital é Mumbai.

No início desta semana, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu às pessoas que repensem seus planos de festas. “É melhor cancelar agora e comemorar mais tarde do que comemorar agora e lamentar mais tarde”.

Apesar da disparada de casos, alguns lugares estão mantendo suas programações de eventos, como Sydney, a primeira grande cidade a dar as boas-vindas ao ano-novo, que realizará seu espetáculo de queima de fogos sobre a Opera House e Harbour Bridge.

De forma semelhante, Nova York disse que fará sua festa em Times Square, embora em escala reduzida, com muito menos pessoas no local para assistir a bola gigante emblemática descer por um mastro para marcar a chegada de 2022.

Com informações da Agência Brasil

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Prêmio Thiago de Mello’ movimenta R$ 1,6 milhão na economia de Manaus

Os projetos aprovados terão um prazo de seis meses para realizar suas atividades, a contar da data do recebimento dos recursos financeiros, de forma gratuita em Manaus.

7 de agosto de 2022

2ª Corrida da Guarda Municipal reúne mais de mil participantes, em Manaus

A Corrida da Guarda Municipal, na Ponta Negra, serviu como um esquenta para a Maratona Internacional de Manaus, que será realizada nos dias 22 e 23 de outubro.

7 de agosto de 2022

Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos

Pedido técnico para a Anvisa de registro de kit de testagem para o diagnóstico da varíola do macaco já está em análise pela equipe técnica da Agência.

6 de agosto de 2022

Prefeitura recompõe calçadão de pedras portuguesas da Ponta Negra

Trabalho manual dos servidores da Prefeitura de Manaus recupera aspecto original do calçadão da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus.

6 de agosto de 2022

PF prende três suspeitos de ocultar corpos de Dom e Bruno no Amazonas

Sete mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão foram cumpridos neste sábado (6) em uma ação decorrente da investigação dos homicídios no Vale do Javari.

6 de agosto de 2022

Documentário mostra manifestações que sacudiram o Brasil em 2013

O doc explora os protestos que marcaram o Brasil em junho de 2013. Da intensa disputa de 2014 à eleição de 2018, o país ainda sente os ecos de um mês que não terminou.

5 de agosto de 2022

Morre Jô Soares, artista e humorista que marcou a cultura do país

Jô interpretou dezenas de personagens, criou bordões e apresentou o mais conhecido programa de entrevistas da TV brasileira. O velório não será aberto ao público.

5 de agosto de 2022

AM reforça aparato de segurança com viaturas e material de informática

Viaturas, caminhão de combustível e computadores serão entregues pela Secretaria de Estado da Segurança, para a PM, PC e a Polícia Científica.

4 de agosto de 2022