fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Mais de 20 toneladas de lixo são retirados do igarapé do São Jorge em um dia

O resultado é uma média diária de 27 toneladas de lixos retirados das águas, grande parte desse material - como garrafas PETs e resíduos domésticos - poderia ser reciclada.

22 de julho de 2021

Compartilhe

Mais de 70 servidores trabalham na limpeza (Foto: Divulgação)

Somente nesta quarta-feira (21), a Prefeitura de Manaus retirou mais de 20 toneladas de resíduos do igarapé do Mindu, no trecho próximo à avenida São Jorge, no bairro de mesmo nome, zona Centro-Oeste.  Os serviços de limpeza das orlas e igarapés de Manaus são uma ação constante realizada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), e somente neste ano já resultou no recolhimento de aproximadamente 5 mil toneladas de lixo.

Diariamente, equipes do órgão percorrem em torno de 60 quilômetros de orla, para a realização do serviço de limpeza dos rios. Áreas como Manaus Moderna, Panair, igarapés do Franco e do 40, Aparecida, Compensa, Cachoeirinha, marina do Davi, porto da Ceam, praia da Lua, e ainda regiões rurais, como as comunidades do Livramento, Julião, Abelha e de Nossa Senhora de Fátima recebem essas ações.

O resultado é uma média diária de 27 toneladas de lixos retirados das águas, grande parte desse material – como garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos – poderia ser reciclada.

Conforme o subsecretário de Operações da Semulsp, José Rebouças, apesar das inúmeras campanhas de conscientização promovidas pelo órgão, a quantidade de resíduos sólidos descartados irregularmente nos rios ainda é grande.

“Nosso trabalho é incansável. Todos os dias, mais de 70 servidores trabalham nessa mão de obra de limpeza. Usamos maquinário pesado, balsas, botes e equipes de servidores. Porém, todo esse esforço poderia ser concentrado em outra ação se as pessoas tivessem a consciência de não jogar lixo nas ruas e igarapés”, ressalta. 

Para a realização da limpeza são usados maquinários, redes de coletas, balsas, empurradores, além de botes e servidores que recolhem os resíduos de forma manual em áreas de difícil acesso.

Ainda segundo Rebouças, além da limpeza diária, a Semulsp, por meio da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), vem realizando campanhas e ações de conscientização na cidade, utilizando-se de redes sociais e ampla mídia, nos bairros e também de porta em porta.

“Além disso, temos o grupo Garis da Alegria, que colabora com essa campanha. Porém, nada disto tem resultado se a população não se conscientizar e fazer o descarte correto dos seus resíduos”, observa Rebouças.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pacientes com sequelas da hanseníase ganham sapatos adaptados no AM

A Fundação Alfredo da Matta vai iniciar a entrega dos calçados adaptados e personalizados na próxima semana; ação vai alcançar 300 pessoas.

29 de julho de 2021

Detentos confeccionam brinquedos para doação para reduzir pena

O acervo já conta com mais de 100 peças, entre elas carrinhos, caminhões, aviões, helicópteros, barcos, banquinhos e berços que serão levados ao abrigo Monte Salém.

29 de julho de 2021

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Ações fazem parte da campanha Floresta Faz a Diferença, com foco na prevenção de queimadas, e acontecem em cinco cidades do estado.

29 de julho de 2021

Em Manaus, enfermeiros do SUS participam de cursos de suporte à vida

A capacitação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação Segeam e o Centro de Treinamento Berkeley, com sede no RJ.

29 de julho de 2021

Cadastro para habitação está suspenso e Prefeitura alerta sobre golpe

Criminosos anunciam em sites de compra e venda na Internet apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal e entregues pela Prefeitura de Manaus.

29 de julho de 2021

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Especialização para motorista de ambulância ganha nova turma

Curso do Detran-AM abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal, etc.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021