fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Mais de 20 toneladas de lixo são retirados do igarapé do São Jorge em um dia

O resultado é uma média diária de 27 toneladas de lixos retirados das águas, grande parte desse material - como garrafas PETs e resíduos domésticos - poderia ser reciclada.

22 de julho de 2021

Compartilhe

Mais de 70 servidores trabalham na limpeza (Foto: Divulgação)

Somente nesta quarta-feira (21), a Prefeitura de Manaus retirou mais de 20 toneladas de resíduos do igarapé do Mindu, no trecho próximo à avenida São Jorge, no bairro de mesmo nome, zona Centro-Oeste.  Os serviços de limpeza das orlas e igarapés de Manaus são uma ação constante realizada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), e somente neste ano já resultou no recolhimento de aproximadamente 5 mil toneladas de lixo.

Diariamente, equipes do órgão percorrem em torno de 60 quilômetros de orla, para a realização do serviço de limpeza dos rios. Áreas como Manaus Moderna, Panair, igarapés do Franco e do 40, Aparecida, Compensa, Cachoeirinha, marina do Davi, porto da Ceam, praia da Lua, e ainda regiões rurais, como as comunidades do Livramento, Julião, Abelha e de Nossa Senhora de Fátima recebem essas ações.

O resultado é uma média diária de 27 toneladas de lixos retirados das águas, grande parte desse material – como garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos – poderia ser reciclada.

Conforme o subsecretário de Operações da Semulsp, José Rebouças, apesar das inúmeras campanhas de conscientização promovidas pelo órgão, a quantidade de resíduos sólidos descartados irregularmente nos rios ainda é grande.

“Nosso trabalho é incansável. Todos os dias, mais de 70 servidores trabalham nessa mão de obra de limpeza. Usamos maquinário pesado, balsas, botes e equipes de servidores. Porém, todo esse esforço poderia ser concentrado em outra ação se as pessoas tivessem a consciência de não jogar lixo nas ruas e igarapés”, ressalta. 

Para a realização da limpeza são usados maquinários, redes de coletas, balsas, empurradores, além de botes e servidores que recolhem os resíduos de forma manual em áreas de difícil acesso.

Ainda segundo Rebouças, além da limpeza diária, a Semulsp, por meio da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), vem realizando campanhas e ações de conscientização na cidade, utilizando-se de redes sociais e ampla mídia, nos bairros e também de porta em porta.

“Além disso, temos o grupo Garis da Alegria, que colabora com essa campanha. Porém, nada disto tem resultado se a população não se conscientizar e fazer o descarte correto dos seus resíduos”, observa Rebouças.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021