fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Machismo estrutural: advogada aborda tema em livro sobre feminicídio

Cynthia Rocha Mendonça é advogada e estudou o tema das agressões e assassinatos contra mulheres à luz do machismo estrutural e destacou a rede de proteção jurídica existente.

25 de novembro de 2021

Compartilhe

Cynthia Rocha Mendonça é advogada, mestre em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas (Foto: Caio Fonseca/RealTime1)

A advogada Cynthia Rocha Mendonça lança, nesta quinta-feira (25), às 16h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil secional do Amazonas (OAB-AM), o livro ‘Feminicídio: uma abordagem sobre o ordenamento jurídico de proteção às mulheres’.

Em entrevista a TV RealTime1, Cynthia Rocha Mendonça destacou a importância da introdução do feminicídio no ordenamento jurídico nacional.

“O crime de homicídio é geral. Então, foi preciso dar um destaque ao homicídio cometido contra mulheres pelo simples fato dela ser mulher, pois aí podemos ter um cenário real deste tipo de crime e promover políticas públicas de proteção”, explicou.

No livro, a advogada destaca ainda a Lei Mari Ferrer, sancionada nesta quarta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro, como um importante instrumento para reduzir os obstáculos que a mulher tem para registrar e denunciar crimes de agressão.

Na entrevista Cynthia ainda fala sobre o machismo estrutural na sociedade brasileira e na influência de ritmos musicais que estimulam agressões que. segundo ela, podem culminar no assassinato de mulheres em determinado tempo.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Grace Benayon recebe homenagem da OAB-AM por sua atuação na pandemia

Grace Benayon atuou pessoalmente para dar assistência aos advogados e aos seus familiares durante todo o período de alta da pandemia no Amazonas.

26 de novembro de 2021

Fcecon alerta sobre prevenção no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

Evento do Fcecon, no Centro, chamou a atenção para os benefícios de levar uma vida saudável para evitar o câncer. Obesidade e o uso de tabaco são fatores de risco.

26 de novembro de 2021

Pacientes do ‘Pé Diabético’ recebem orientações sobre prevenção e controle

Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade.

26 de novembro de 2021

Pfizer será testada contra nova variante identificada na África do Sul

A Pfizer e a BioNTech tem se preparado para adaptar seu imunizante em menos de seis semanas caso apareça uma variante resistente ao produto.

26 de novembro de 2021

Garimpeiros falam em armar tocaia contra a polícia no rio Madeira

O delegado da PF, Alexandre Saraiva, disse que melhor estratégia para impedir avanço das balsas de garimpo ilegal seria o corte de suprimentos usados pelos equipamentos.

26 de novembro de 2021

Nível do rio Negro subiu 1,09m nos últimos 20 dias de novembro

O rio não para de subir. Nos últimos quatro dias o nível do rio Negro subiu 36 centímetros. Hoje, o volume é de 20,53 metros, 3,28m acima do registrado em novembro de 2020.

25 de novembro de 2021

Prosamin+ é apresentado aos órgãos municipais vinculados ao projeto

A apresentação permite que órgãos envolvidos nas várias etapas de execução conheçam mais detalhadamente as intervenções que serão realizadas pelo Governo do Amazonas.

25 de novembro de 2021

Não pode pagar a taxa de inscrição do vestibular da UEA? Solicite isenção

O prazo para o pedido de isenção nas taxas de inscrição do Vestibular e SIS foram abertos hoje e seguem até às 17h do dia 30 de novembro. Solicitações são no Portal da UEA.

25 de novembro de 2021