fbpx

domingo, 24 de outubro de 2021

Lei do transporte hidroviário no Amazonas é debatida em workshops

A série de workshops possibilitará a participação de diversas entidades que trabalham no transporte hidroviário. Os questionamentos serão discutidos.

30 de setembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Marcos Guimarães/Arsepam)

No Dia Internacional da Navegação, celebrado nesta quinta-feira (30), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) anunciou que, a partir da segunda quinzena do mês de outubro, irá iniciar uma série de workshops sobre a regulamentação da Lei n° 5.604, de 16 de setembro deste ano, que dispõe sobre o Serviço Público de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Cargas (SPTHI).

A ideia é que os demais atores do setor tenham a possibilidade de contribuir com a construção dos pontos da lei que possam necessitar de uma regulamentação. Ao todo, até o final deste ano, três eventos devem ser realizados até a apresentação da proposta de regulamentação da Arsepam ao governador Wilson Lima.

O diretor-presidente da Agência Reguladora do Amazonas, João Rufino Júnior, afirmou que o workshop possibilitará a participação de diversas entidades que trabalham no segmento. Além disso, ele destacou que o atual gestor do Estado teve a coragem de sancionar a lei, que vai gerar benefícios tanto para os operadores quanto para a população, que de fato contará com um transporte mais seguro.

“Após muitos anos, o Governo do Amazonas atendeu uma demanda histórica sobre a necessidade de se regulamentar o serviço público de transporte hidroviário intermunicipal no estado. Hoje, temos uma lei que é o marco regulatório e, no processo de regulamentação da lei, iremos desenvolver uma série de eventos, de workshops, para em conjunto com todos os atores, construirmos um regulamento adequado que será encaminhado ao chefe do executivo estadual”, disse João Rufino.

A apresentação da lei será conduzida pela chefe do Departamento de Assessoria Jurídica (Asjur) da Arsepam, advogada Evelinn Flores, especialista em Direito Constitucional e Administrativo. A profissional participou ativamente de todo o processo de construção da lei que norteará o evento.

Chamadas

Algumas entidades que serão convidadas para os eventos são Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), vinculado à Marinha do Brasil; Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH); Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP); Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma); e Federação das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega).

Os apontamentos levantados pelos representantes dos órgãos serão anotados e, posteriormente, em outro workshop, a Arsepam apresentará possíveis soluções para os desafios. No último workshop do ano, a autarquia apresentará a proposta final de regulamentação da Lei nº 5.604.

Norma

A Lei nº 5.604 institui o Serviço de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Cargas no Amazonas, com normas para regulamentar a exploração ou autorização, assim como a fixação de tarifas ou preços dos serviços públicos, credenciamento dos operadores, abrangendo uma ampla infraestrutura de apoio, com preservação dos interesses estaduais e promoção do desenvolvimento econômico e social.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Wilson Lima inaugura feira de produtos regionais na Ponta Negra

Feira da ADS será realizada todos os domingos, a partir do dia 31. Neste primeiro momento, o espaço contará com 35 feirantes e terá uma ala exclusiva de produtos orgânicos.

23 de outubro de 2021

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021

Tarifa social de água e esgoto beneficia 500 mil pessoas em Manaus

Famílias de baixa renda receberão 50% de desconto no pagamento de suas tarifas junto à empresa Águas de Manaus, em relação à água e esgoto.

23 de outubro de 2021

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021