fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Julho Amarelo: SES-AM alerta para cuidados com as hepatites virais

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina.

2 de julho de 2021

Compartilhe

Para tomar a vacina contra hepatite, a população pode procurar a UBS mais próxima (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) alerta, neste mês de julho, para a conscientização sobre hepatites virais, a importância de estar atento aos sintomas e procurar realizar os testes que identificam o tipo de hepatite viral.

A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Se não identificadas, as doenças podem evoluir e causarem danos mais graves, como cirrose e câncer.  

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina, que detectam os vários tipos. Os sintomas mais comuns são febre, fraqueza e mal-estar, náuseas e vômitos, perda de apetite, icterícia (olhos e peles amarelados), urina escura e fezes esbranquiçadas. 

De acordo com a coordenadora estadual de IST/Aids da SES-AM, Vanessa Homobono, julho é o mês de combate às hepatites virais, voltado para a conscientização da população, em que se trabalha muito a educação em relação à testagem e o diagnóstico precoce. 

“Quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor vai ser para o quadro do paciente, evitando evoluir para um câncer de fígado, por exemplo, para assim ele ser acompanhado e tratado. Para hepatite C, um dos métodos de prevenção é utilizar sempre o preservativo. No caso da hepatite B, é fazer o esquema vacinal completo, além de não compartilhar objetos cortantes para evitar o contágio. A hepatite D é codependente da B, então as recomendações são as mesmas. As hepatites B e D são as mais comuns na nossa região, então os cuidados são de muita importância”, ressaltou.

Locais de testagem e vacina

A única forma para identificar o tipo de hepatite e qual a fase da doença, além de verificar a validade da vacina é através do exame laboratorial. Consequentemente, o laboratório de análises clínicas é imprescindível na obtenção do diagnóstico seguro.

Na rede pública de saúde, as unidades de saúde que fazem testes são: a Policlínica Gilberto Mestrinho – Av. Getúlio Vargas, nº 341, Centro; a Policlínica Antônio Aleixo – Av. Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo; e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na Compensa – Av. Brasil, Compensa II.

Para tomar a vacina contra hepatite, a população pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021