fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Julho Amarelo: SES-AM alerta para cuidados com as hepatites virais

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina.

2 de julho de 2021

Compartilhe

Para tomar a vacina contra hepatite, a população pode procurar a UBS mais próxima (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) alerta, neste mês de julho, para a conscientização sobre hepatites virais, a importância de estar atento aos sintomas e procurar realizar os testes que identificam o tipo de hepatite viral.

A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Se não identificadas, as doenças podem evoluir e causarem danos mais graves, como cirrose e câncer.  

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina, que detectam os vários tipos. Os sintomas mais comuns são febre, fraqueza e mal-estar, náuseas e vômitos, perda de apetite, icterícia (olhos e peles amarelados), urina escura e fezes esbranquiçadas. 

De acordo com a coordenadora estadual de IST/Aids da SES-AM, Vanessa Homobono, julho é o mês de combate às hepatites virais, voltado para a conscientização da população, em que se trabalha muito a educação em relação à testagem e o diagnóstico precoce. 

“Quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor vai ser para o quadro do paciente, evitando evoluir para um câncer de fígado, por exemplo, para assim ele ser acompanhado e tratado. Para hepatite C, um dos métodos de prevenção é utilizar sempre o preservativo. No caso da hepatite B, é fazer o esquema vacinal completo, além de não compartilhar objetos cortantes para evitar o contágio. A hepatite D é codependente da B, então as recomendações são as mesmas. As hepatites B e D são as mais comuns na nossa região, então os cuidados são de muita importância”, ressaltou.

Locais de testagem e vacina

A única forma para identificar o tipo de hepatite e qual a fase da doença, além de verificar a validade da vacina é através do exame laboratorial. Consequentemente, o laboratório de análises clínicas é imprescindível na obtenção do diagnóstico seguro.

Na rede pública de saúde, as unidades de saúde que fazem testes são: a Policlínica Gilberto Mestrinho – Av. Getúlio Vargas, nº 341, Centro; a Policlínica Antônio Aleixo – Av. Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo; e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na Compensa – Av. Brasil, Compensa II.

Para tomar a vacina contra hepatite, a população pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021

Operação ‘Carga Pesada’ retorna para fiscalizar veículos irregulares

Carretas, caminhões, cavalos mecânicos, além de reboques, são alguns dos carros abordados pelas equipes de investigação durante a operação em ruas de Manaus.

21 de setembro de 2021

No Dia da Árvore, apenados do semiaberto plantam mudas no Parque Jefferson Péres

Ato simbólico do programa Trabalhando a Liberdade visa conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e do resgate de valores.

21 de setembro de 2021

Posto de atendimento à mulher é inaugurado no 8º DIP, na zona Oeste

Unidade vai contar com uma psicóloga e uma assistente social para dar apoio a essa vítima. Dependendo do caso, podemos encaminhá-las para outros órgãos.

21 de setembro de 2021