fbpx

terça, 25 de janeiro de 2022

Idam capacita agricultores familiares em curso sobre abacaxi no AM

O município é o segundo maior produtor do fruto do Amazonas. O curso foi uma realização da unidade local do Idam em Manaus em parceria com o Idam no Careiro da Várzea.

18 de dezembro de 2020

Compartilhe

O município é o segundo maior produtor do fruto do Amazonas (Foto: Divulgação)

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) capacitou 20 agricultores familiares no Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus) com o curso “A cultura do abacaxi no Estado do Amazonas”, realizado no início de dezembro.

O município é o segundo maior produtor do fruto do Amazonas. O curso foi uma realização da unidade local do Idam em Manaus em parceria com o Idam no Careiro da Várzea.

A capacitação reuniu 20 agricultores familiares da Associação dos produtores rurais do Ramal das Torres (Asprorat) e foi realizada em uma escola pública no Ramal do Miriti já com estrutura para a realização de cursos.

De acordo com a gerente da unidade local do Idam no Careiro da Várzea, Alcelene Salerno, a capacitação ocorreu durante três dias – de 2 a 4 de dezembro – de modo teórico e prático.

“Os agricultores familiares viram no campo alguns problemas de sanidade, de falta de adubação, entre outros, referentes ao cultivo do abacaxi”, detalhou.

O curso foi ministrado pela engenheira agrônoma do Idam, que integra a Gerência de Produção Vegetal (GPV), Silvia Christina de Abreu. Segundo ela, a atividade teve como “objetivo capacitar agricultores sobre os aspectos relacionados à cadeia produtiva do abacaxi, visando implementar melhorias no sistema produtivo da cultura”.

De acordo com dados do Idam, em 2019 o município de Careiro da Várzea produziu 6 milhões de frutos de abacaxi. O primeiro lugar do ranking no estado é de Itacoatiara, onde se destaca o distrito de Novo Remanso, e o município produziu ano passado 69,2 milhões de frutos.

Balanço

A gerente da unidade local de Careiro da Várzea destacou que, atualmente, 55 agricultores familiares produzem abacaxi no município em terra firme, e a produção estimada deste ano até agora é superior a 1,250 milhão de frutos.

Além de abacaxi, produzem também hortaliças (como coentro, cebolinha e couve), cheiro-verde, feijão de metro, macaxeira, farinha de mandioca, tucumã (extravistimo) e pupunha (cultivo).

Durante este ano, também, mesmo diante do Covid-19 foram emitidas – entre novas e renovações – cerca de 200 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), aproximadamente 600 Cartões do Produtor Primário (CPP). Entre novos documentos e renovações, foi expedida ainda uma média de 70 Cadastros Ambientais Rurais (CAR).

Além disso, segundo Alcelene, durante o ano 12 associações (de terra firme e da várzea) participaram do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e a previsão é entregar 400 toneladas de alimentos, além de associações e agricultores rurais individuais que participaram do PAA da Sepror com previsão de entrega de 200 toneladas de alimentos.

Entre os itens mais comercializados estão abacaxi, macaxeira, coentro, cebolinha, couve, brócolis (regional), espinafre (regional), feijão-de-metro, maxixe, pepino, abóbora, jerimum de leite, melancia e milho.

Fonte: Idam

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Desapropriação das áreas do Prosamin+ ao longo do Igarapé do 40 é autorizada

O Prosamin+ abrangerá 340 mil m² ao longo do Igarapé do 40, do Japiim até a comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes; e vai refloresta áreas degradas.

25 de janeiro de 2022

UEA prorroga prazo da prova de Habilidades dos cursos de Dança e Teatro

O vídeo do curso de Dança deve ser submetido ao formulário correspondente, que pode ser acessado por meio do link em anexo, confira todas as informações.

25 de janeiro de 2022

Tetracampeão mundial, Gabriel Moraes leciona Jiu-Jitsu no Sesc AM

Aulas de Jiu-Jitsu são realizadas na Academia do Sesc AM em três dias da semana: às segundas, quartas e sextas-feiras. São divididas em três turmas.

25 de janeiro de 2022

Conselheiro do TCE-AM suspende aluguel de ônibus escolar pela Semed

Decisão de conselheiro do TCE-AM veio após uma das empresas candidatas à licitação da locação de ônibus denunciar possíveis irregularidades no certame para atender a Semed.

25 de janeiro de 2022

STF suspende parte de decreto de Bolsonaro que trata de cavernas

A decisão do ministro do STF, Ricardo Lewandowski é motivada por ação protocolada pelo partido Rede para quem o decreto ameaça a biodiversidade das cavernas.

25 de janeiro de 2022

Prefeitura oferta bolsas de iniciação teatral para diversas faixas etárias

Os cursos de Teatro da Prefeitura são voltados para crianças, adolescentes e idosos que residem em bairros próximos ao bairro Adrianópolis.

25 de janeiro de 2022

Pessoas infectadas e vacinadas adquirem “superimunidade”, diz estudo

A pesquisa envolveu 104 pessoas vacinadas contra a covid e divididas em três grupos: 42 vacinados sem infecção, 31 vacinados após infecção e 31 infectados depois da vacina.

25 de janeiro de 2022

Covid-19: portaria altera regras para afastamento do trabalho

O texto diz ainda que o período pode ser reduzido para sete dias, caso o funcionário apresente teste RT-PCR ou de antígeno, negativo a partir do quinto dia após o contato.

25 de janeiro de 2022