fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Governo quer mais modernização nos eventos culturais do AM em 2021

A secretaria vai continuar investindo nos eventos criativos e nas plataformas digitais, além de garantir a modernização do aplicativo 'Cultura.AM' e do site institucional.

14 de dezembro de 2020

Compartilhe

A SEC também realizou um mapeamento de mais de quatro mil artistas no Amazonas (Foto: Divulgação)

O coronavírus obrigou as pessoas a se adequarem a novos comportamentos sociais em todo o mundo. A nova adequação trouxe inovação no setor cultural que buscou na tecnologia a ferramenta necessária para seguir disseminando os conteúdos produzidos pelos artistas.

No Amazonas, não foi diferente e, já pensando no futuro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), já adiantou que a gestão ficará ainda mais moderna.

“As plataformas digitais e os eventos criativos vão continuar na pauta. Nós vamos continuar e pretendemos modernizar ainda mais a nossa gestão, o nosso site e o nosso aplicativo, o Cultura.Am”, disse a assessoria da pasta.

Mais fortalecimento

Também como uma das principais metas para o ano que vem, a SEC quer colocar o Amazonas na rota das principais iniciativas criativas do país e terminar a implementação do Sistema Estadual de Cultura.

O Sistema é uma estrutura de gestão participativa para aplicação de políticas públicas de cultura e que tem em sua composição o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico, Plano Estadual de Cultura, Fundo Estadual de Cultura e Lei Estadual de Incentivo Fiscal.

O investimento para tal implementação custa R$ 70 mil e irá trazer benefícios importantes para o fortalecimento da classe artística amazonense, como a criação de editais de fomento e o repasse da verba da União via renúncia fiscal ou outras fontes por meio do Fundo Estadual de Cultura.

Balanço 2020

As ações da SEC estão divididas em três momentos: antes e durante a pandemia, além das relacionadas à Lei Aldir Blanc. Para a secretaria, foi desafiador garantir o suporte aos trabalhadores do segmento que sofreu grande impacto com a chegada do vírus no Amazonas.

Além da doação de cestas básicas aos artistas culturais, a SEC Realização o “Fica na Rede, Maninho”, que selecionou 290 propostas de atividades artísticas de conteúdo virtual, a fim de estimular a difusão de produções e capacitação durante o pico da pandemia.

Além disso, deu apoio à lives solidárias e criação da Agenda virtual, por meio da qual artistas e produtores culturais puderam divulgar no Portal da Cultura as apresentações realizadas nas redes sociais. Entre abril e agosto, a “Agenda Virtual” registrou 328 lives no Portal da Cultura.

Aldir Blanc

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa ficou responsável pela renda emergencial aos trabalhadores da cultura e pela elaboração e publicação de editais, chamadas públicas e outros instrumentos convocatórios. O repasse para estas ações foi de R$ 38.145.611,98.  

Reportagem: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação estagnada pode resultar em uma nova ‘onda’ de Covid-19

Para o titular da Saúde do Amazonas, as pessoas estão "relaxadas". Ele pede que as pessoas fiquem em alerta e se previnam o quanto antes para evitar um novo surto da doença.

25 de maio de 2022

Norma que proibia prisão disciplinar de policiais e bombeiros é derrubada

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que militares estaduais e distritais devem responder disciplinarmente a governadores e não ao Executivo Federal.

25 de maio de 2022

Prefeitura divulga lista de profissionais aprovados para Semsa

Também consta no Diário Oficial do Município a lista dos classificados para a cota de pessoa com deficiência, usando critério específicos do Edital 001/2021 da Semsa.

25 de maio de 2022

IBGE: no AM, 2,3% dos adultos se dizem homossexuais ou bissexuais

Número corresponde a 60 mil pessoas. Amazonas é a terceira unidade federativa com o maior percentual de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais, junto com SP e RJ.

25 de maio de 2022

Entenda como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quarta

Data faz referência à estreia do primeiro filme da série Star Wars, que inspira muito dos aficcionados por tecnologia e ficção científica. Saga estreou em 25 de maio de 1977.

25 de maio de 2022

Globo alerta elenco sobre eleições; saiba o que pode e o que não pode

Emissora afirma que "não apoia qualquer candidato" e que sua "política interna sobre eleições é ainda mais rigorosa do que a lei, em linha com sua posição de neutralidade".

24 de maio de 2022

Confira a programação oficial do Arena Planeta Boi neste sábado, em Manaus

Como em Parintins, cada bumbá fará uma apresentação oficial para seus torcedores com a participação dos itens oficiais. O azul e branco abre a ordem de apresentações.

24 de maio de 2022

Amazonas estuda plataforma virtual para Zoneamento Ecológico-Econômico

Ferramenta tem a função de mapeamento, diálogo social, uso de dados oficiais, elaboração de indicadores consolidados, que tenham representatividade para o Amazonas.

23 de maio de 2022