fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Inclusão Digital na região Amazônica promete atender 9,2 milhões de pessoas

O objetivo do programa é levar conexão de internet banda larga para municípios da região que precisam de melhoria na rede de telecomunicações.

2 de setembro de 2020

Compartilhe

A expectativa é que ainda este ano seja iniciada a interligação de Manaus e Santarém (Foto: Divulgação/AB)

Nesta terça-feira (1º), o Ministério das Comunicações lançou o Programa Norte Conectado. O objetivo do programa é levar conexão de internet banda larga para municípios da região que precisam de melhoria na rede de telecomunicações.

O presidente Jair Bolsonaro participou do evento no Palácio do Planalto.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou a portaria que vai incentivar o investimento em redes de telecomunicações, por meio de desconto no imposto de renda. A medida simplifica as regras para atrair investimentos para o setor.

Dessa forma, o decreto vai facilitar o processo de instalação de antenas de redes móveis no país, um antigo pleito do setor de telecomunicações.

Ao todo, o projeto prevê nove infovias lançadas através dos diferentes rios da Região Amazônica, somando cerca de 10.000 quilômetros (km), interligando 59 municípios diretamente e atendendo a uma população de aproximadamente 9,2 milhões de habitantes.

Primeiramente, serão interligadas as cidades de Macapá (AP), Alenquer (PA), Almeirim (PA) e Santarém (PA). Esse trecho é de 650 quilômetros de extensão.

Interligação Manaus x Santarém

Conforme anunciado, ainda neste ano será iniciada a interligação de Manaus, capital do Amazonas, e Santarém, no Pará.

Além disso, o Ministério das Comunicações fará levantamento hidrográfico e a obtenção do licenciamento ambiental para esse que será o segundo trecho da infovia.

De acordo com o programa, a rede terá capacidade superior a 100 gigabytes por segundo em conexão de dados, e a instalação de pontos de acesso à banda larga por satélite.

Investimento

Como resultado, o governo afirma que vai investir R$ 1 bilhão para atingir 9,3 milhões de brasileiros.

Conforme o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a região Norte é a parte do país que mais carece de investimentos em telecomunicações. “Cumpriremos os nove trechos e chegaremos até o oeste da Amazônia, Tabatinga, no Amazonas”, confirmou o ministro.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais Dia a Dia

Risco de hipertensão e diabetes é maior entre população mais pobre

Risco de doenças crônicas é maior entre os adultos que frequentaram apenas oito anos do Ensino o que indica também inclinação maior ao sedentarismo e ao tabagismo.

18 de janeiro de 2022

Índice de vacinação no interior do Amazonas ainda é preocupante

Em municípios como Tabatinga e Ipixuna, menos de 30% da população está completamente imunizada. Wilson Lima afirmou que tem buscado formas de aumentar essas estatísticas.

18 de janeiro de 2022

Mais de 43 mil reservas de vagas para novos alunos são feitas em 12 horas

Reservas de vagas são feitas no site de matrículas que atende de forma simultânea a rede pública municipal e estadual de Ensino.

18 de janeiro de 2022

81% dos brasileiros apoiam passaporte de vacina em lugar fechado

Pesquisa da Datafolha vê maioria da população favorável ao passaporte de vacina contra Covid-19 o que tem forte oposição do governo Jair Bolsonaro.

17 de janeiro de 2022

Número de motoristas alcoolizados dirigindo veículos em Manaus cai 20%

Dirigir sob o efeito de bebida alcoólica ou se recusar a fazer o teste do bafômetro são consideradas infrações de trânsito gravíssimas, passível de multa ou suspensão da CNH.

17 de janeiro de 2022

Matrículas para novos alunos na modalidade de ensino EJA iniciam hoje

Em 2021, a modalidade EJA atendeu mais de 28 mil alunos, em todos os segmentos e em escolas da rede estadual de Manaus e do interior do Amazonas.

17 de janeiro de 2022

79% dos brasileiros apoiam vacinação de crianças de 5 a 11 anos, diz Datafolha

Esse percentual equivale a 132,5 milhões de pessoas no país. Pesquisa mostra que a rejeição à imunização contra o coronavírus para essa faixa etária é de 17%.

17 de janeiro de 2022

Seleção para a Semsa: grande volume de acessos deixa site instável

Desde as primeiras horas desta segunda, a página de inscrições para o Chamamento Público Emergencial da Semsa registrou muitos acessos simultâneos e tem apresentado "erro".

17 de janeiro de 2022