fbpx

sexta, 22 de outubro de 2021

Governo e Município discutem sobre espaços comerciais no Prosamin+

As primeiras fases do programa não previam a construção de espaços comérciais. No entanto, as famílias organizaram de maneira própria vendas nas unidades habitacionais.

1 de setembro de 2021

Compartilhe

Reuniçao de planejamento e implementação dos espaços comerciais (Foto: Tiago Corrêa/UGPE)

O Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), reuniu-se nessa semana com o Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (SEMACC), para discutir o planejamento e implementação dos espaços comerciais incluídos no projeto do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

A reunião ocorreu na sede da UGPE e visou o alinhamento entre Estado e Município sobre o apoio da prefeitura na implementação dos espaços comerciais do Prosamin+, que tem previsão de construir feiras, quiosques e um centro comercial em seu projeto na comunidade da Sharp.

Participaram da reunião o coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, e os subcoordenadores setoriais do social e do jurídico e institucional da UGPE, Viviane Dutra e Francisco Souza, respectivamente. Também estavam presentes o procurador-geral do Município, Marco Aurélio Choy, e o subsecretário da SEMACC, Wanderson Costa.

“Como solução para as pessoas que desenvolvem atividades comerciais no Prosamin+, além da reposição patrimonial, que é a indenização em si, a gente vai ter equipamentos de feira, quiosques e um centro comercial ao longo dos parques urbanos e residenciais”, explica a subcoordenadora setorial do social da UGPE, Viviane Dutra.

A subcoordenadora ainda afirma que a reunião com a PGM e a SEMACC é essencial para começar a tratativa de como a UGPE vai realizar a destinação desses quiosques e equipamentos comerciais, além de ouvir o direcionamento desses órgãos para construir um caminho para os beneficiários do Prosamin+.

“Essa parceria é uma parceria importante justamente porque vai gerar uma união de esforços para gerar melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas”, comentou o procurador-geral do município, Marco Aurélio Choy, que considerou a reunião muito produtiva com referência ao projeto do Prosamin+.

“Visualizando o contexto atual, essa união entre o Município e Estado é muito importante para beneficiar e fazer de fato o giro econômico que a cidade precisa. Então acredito de fato que esse projeto tem tudo para dar certo, a SEMACC tem papel nisso por conta da fiscalização, e a PGM vai trazer um embasamento legal para que tudo isso possa acontecer”, comenta o subsecretário da SEMACC, Wanderson Costa, sobre a parceria.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, afirma que o Prosamin+ é a soma das experiências e lições aprendidas em todas as fases anteriores do programa. Segundo ele, a determinação do governador Wilson Lima foi a de que se construísse um programa corrigindo as lições aprendidas em outras fases do programa.

“As primeiras fases do Prosamin+ não previam a construção de espaços comerciais próximos aos residenciais, como feiras ou quiosques, e durante esses quase 15 anos, observamos que, após a entrega dos residenciais, a comunidade se organizava da maneira dela para a criação de áreas comerciais. E agora, com o Prosamin+, as famílias que já possuem uma atividade comercial na área poderão permanecer com suas atividades”, afirmou Campêlo.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021

Aplicativo PAC Digital bloqueará o acesso de faltosos por 30 dias

O bloqueio temporário por 30 dias ocorre depois da segunda falta registrada no sistema do PAC Digital. Quase mil pessoas já faltaram ao agendamento.

19 de outubro de 2021