Internos do Centro de Detenção Provisória Masculina (CDPM) 1 e 2, Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) serão beneficiados.
O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), e a Estácio formalizaram uma parceria para a oferta e ampliação das vagas de ensino superior à distância para todos os internos das unidades prisionais do Amazonas.
Por meio da assinatura do termo de cooperação técnica, os reeducandos do Estado terão oportunidade de alcançar a graduação e a ressocialização. O projeto “Conhecimento que Liberta” iniciou suas atividades de forma experimental, em março de 2020, e atualmente possui cerca de 200 universitários matriculados.
A iniciativa está tendo uma excelente procura pelas famílias dos internos. “Hoje, temos reeducandos que estudam em horários pré-estabelecidos pelos complexos. “Os cursos mais procurados entre os internos são administração, logística, serviço social e segurança do trabalho”, afirma Adriana Borges, diretora da Estácio Amazonas.
A diretora explica que a parceria inclui a comunicação do setor administrativo da unidade prisional com a equipe do “Ensino Digital” da Estácio, para que os interessados possam realizar o vestibular.
“A prova é realizada dentro da unidade e um dos colaboradores da instituição entra em contato com os familiares para informar sobre a aprovação, documentação e procedimentos para a inscrição no curso superior. Explicamos mais sobre cada graduação e reforçamos sobre as campanhas vigentes, no momento”, acrescenta Adriana.
Para que as aulas aconteçam, a estrutura física em que os alunos estudam, que compreende cadeiras, mesas e computadores, é mantida pela Estácio. No dia da prova, um colaborador da Estácio é designado para aplicar as avaliações.
“E, toda essa estrutura é mantida pela unidade, para que se realize o vestibular. Com a aprovação, a rotina de estudos dos internos é pré-estabelecida, de acordo com a orientação da coordenação pedagógica”, sinalizou.
De acordo com a diretora-geral da Estácio no Amazonas, a ampliação da parceria entre a Seap e a instituição traz uma ótima perspectiva de futuro.
“Estamos otimizando nossas operações para atender cada vez melhor os novos alunos beneficiados por essa parceria. Esse é um grande desafio, que nos motiva e nos deixa extremamente felizes. A expectativa agora é alcançar, por meio desse termo, mais dois mil internos”, reforçou.
Os familiares que se interessarem em inscrever internos nos cursos de graduação Digital (EaD) da Estácio podem entrar em contato com a Unidade da Estácio Amazonas ou em um dos Polos de Ensino Digital Disponíveis na região.
Com informações da assessoria
Leia Mais: