fbpx

sexta, 20 de maio de 2022

Governo e iniciativa privada ofertam ensino superior a presos do Amazonas

Internos do Centro de Detenção Provisória Masculina (CDPM) 1 e 2, Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) serão beneficiados.

11 de novembro de 2021

Compartilhe

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), e a Estácio formalizaram uma parceria para a oferta e ampliação das vagas de ensino superior à distância para todos os internos das unidades prisionais do Amazonas.

Por meio da assinatura do termo de cooperação técnica, os reeducandos do Estado terão oportunidade de alcançar a graduação e a ressocialização. O projeto “Conhecimento que Liberta” iniciou suas atividades de forma experimental, em março de 2020, e atualmente possui cerca de 200 universitários matriculados.

A iniciativa está tendo uma excelente procura pelas famílias dos internos. “Hoje, temos reeducandos que estudam em horários pré-estabelecidos pelos complexos. “Os cursos mais procurados entre os internos são administração, logística, serviço social e segurança do trabalho”, afirma Adriana Borges, diretora da Estácio Amazonas.

A diretora explica que a parceria inclui a comunicação do setor administrativo da unidade prisional com a equipe do “Ensino Digital” da Estácio, para que os interessados possam realizar o vestibular.

“A prova é realizada dentro da unidade e um dos colaboradores da instituição entra em contato com os familiares para informar sobre a aprovação, documentação e procedimentos para a inscrição no curso superior. Explicamos mais sobre cada graduação e reforçamos sobre as campanhas vigentes, no momento”, acrescenta Adriana.

Para que as aulas aconteçam, a estrutura física em que os alunos estudam, que compreende cadeiras, mesas e computadores, é mantida pela Estácio. No dia da prova, um colaborador da Estácio é designado para aplicar as avaliações.

“E, toda essa estrutura é mantida pela unidade, para que se realize o vestibular. Com a aprovação, a rotina de estudos dos internos é pré-estabelecida, de acordo com a orientação da coordenação pedagógica”, sinalizou.

De acordo com a diretora-geral da Estácio no Amazonas, a ampliação da parceria entre a Seap e a instituição traz uma ótima perspectiva de futuro.

Equipe Estácio: Eduardo Segura, Wendson Silva, Adriana Borges e Pedro Volpato (Foto: Maria Martins)

“Estamos otimizando nossas operações para atender cada vez melhor os novos alunos beneficiados por essa parceria. Esse é um grande desafio, que nos motiva e nos deixa extremamente felizes. A expectativa agora é alcançar, por meio desse termo, mais dois mil internos”, reforçou.

Os familiares que se interessarem em inscrever internos nos cursos de graduação Digital (EaD) da Estácio podem entrar em contato com a Unidade da Estácio Amazonas ou em um dos Polos de Ensino Digital Disponíveis na região.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022

TCE-AM suspende pregão para aluguel de ambulâncias em Itacoatiara

O relator do processo no TCE estabeleceu prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Itacoatiara apresente documentos ou justificativas sobre a exigência de documentos

19 de maio de 2022

PcDs terão acesso gratuito no jogo Guarani x Vasco na Arena da Amazônia

Além da gratuidade na Arena Amazônia, a norma do Estado do Amazonas também assegura que o acompanhante de PcDs pague 50% do valor do ingresso cobrado.

19 de maio de 2022

Ação conscientiza motoristas sobre dificuldades vividas por ciclistas

Ação 'Convivência Legal' consiste em fazer, por meio de simulações, com que motoristas de ônibus sintam na pele o que sente o ciclista quando é ameaçado nas ruas.

19 de maio de 2022

Conservar a Amazônia é mais barato do que as áreas protegidas da Europa

Valor por hectare da conservação da Amazônia Brasileira é sete vezes menor do que manter as áreas protegidas da União Europeia conforme estudo.

18 de maio de 2022