fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Governo do Amazonas debate projetos de biotecnologia com BID

Desenvolver no Amazonas projetos de biotecnologia, energia renovável, agronegócio, comércio exterior e qualificar pessoal estavam na pauta.

14 de abril de 2021

Compartilhe

Potencialidades do Amazonas como o guaraná estiveram no debate (Foto: Divulgação)

Projetos voltados para áreas como biotecnologia, energia renovável, agronegócio, desenvolvimento de comércio exterior, além da formação e qualificação de pessoal para essas atividades no Amazonas, foram a pauta da reunião entre representantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A reunião aconteceu em formato virtual, na tarde da segunda-feira (12), e contou com a participação do titular da Sedecti, Jório Veiga, e do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da pasta, Renato Freitas, e dos representantes do BID, Guilherme Piereck e Sebastian Gonzalez.

Os projetos elencados pelo BID englobam mais outros três estados amazônicos. Para o Amazonas foram discutidas possibilidades de negócios para a bioeconomia a partir de produtos das cadeias da castanha-do-Brasil para o mercado internacional, além do guaraná, do pirarucu de manejo, entre outras possibilidades que apresentam potencial para serem trabalhadas em conjunto no projeto.

Para o secretário Jório Veiga, discutir novos negócios, a partir de importantes itens das cadeias produtivas do Amazonas, junto ao BID, pode ser considerado uma grande oportunidade para a diversificação da matriz econômica do Amazonas.

Amazonas sustentável

“A reunião se revestiu de alta importância, já que se alinha com iniciativas em curso para acelerar o desenvolvimento sustentável, especialmente, no interior do estado, e trazer a cultura de comércio exterior para pequenas e médias empresas”, destacou Veiga.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Renato Freitas, ressaltou a importância da colaboração da Sedecti junto à organização financeira internacional.

“Temos como objetivo apoiar a integração das cadeias regionais, atrair investimentos e promover as exportações de forma que as empresas locais possam fazer a transição para a internalização e passar a exportar e participar das cadeias globais”, pontuou Freitas.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021