fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Governador firma convênio para ampliação de serviços no HUGV

O convênio vai auxiliar na redução de filas de consultas, exames e cirurgias eletivas da rede estadual, além da ocupação dos três hospitais e prontos-socorros da capital.

16 de dezembro de 2020

Compartilhe

O governador Wilson Lima assinou, nesta quarta-feira (16), em Brasília, o termo de convênio de contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

O governador Wilson Lima assinou, nesta quarta-feira (16), em Brasília, o termo de convênio de contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para ampliação da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

O convênio vai auxiliar na redução de filas de consultas, exames e cirurgias eletivas da rede estadual, além da ocupação dos três principais hospitais e prontos-socorros da capital.

“A partir desse contrato, consultas e procedimentos cirúrgicos estarão disponíveis em nosso sistema de regulação, com o estado podendo regular até 75%. Temos também a possibilidade de ampliar a nossa oferta na área cirúrgica e vislumbramos a possibilidade de retomada de alguns serviços, como transplantes de rins – que não acontecem desde 2007 – e transplantes de córnea, além de outras especialidades que estão disponíveis nessa unidade de saúde”, explicou o governador.

Sistema Nacional de Regulação e regulados pela Central Única de Regulação e Agendamento de Exames e Consultas

Com o convênio, 75% dos serviços (como consultas ambulatoriais, cirurgias e exames) e 85% dos leitos hospitalares para internação passam a ser oferecidos por meio do Sistema Nacional de Regulação e regulados pela Central Única de Regulação e Agendamento de Exames e Consultas (Cura).

Os 25% restantes serão voltados para o fomento do ensino e pesquisa, garantindo a formação e qualificação profissional, de acordo com as necessidades de saúde.

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, também participou da assinatura e destacou a importância do convênio para o atendimento das demandas do estado.

“Temos aí mais um investimento promissor na área da saúde por parte do Governo do Estado, na certeza de que vai desafogar as demandas dos três hospitais que temos e a possibilidade de melhorarmos o atendimento da população da capital e do interior do estado”. 

O financiamento dos serviços pactuados entre as instituições será deduzido do limite financeiro de média e alta complexidade repassado pelo Governo Federal ao Estado do Amazonas, devendo totalizar cerca de R$ 23 milhões por ano, que serão repassados ao hospital.

Estrutura

O HUGV é uma unidade referência para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncológica. O hospital também oferece cerca de 70 serviços em especialidades médicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.

A unidade tem capacidade para 63 mil consultas, por mês, mais de 13 mil cirurgias, mais de 417 mil exames laboratoriais e 57 mil outros exames. A unidade também conta com 129 leitos, divididos em cirurgia geral, clínica geral e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adultas e pediátrica.

O hospital conta com o apoio diagnóstico de laboratórios clínicos, que oferecem desde exames mais simples como hormonais, a exames sorológicos e imunológicos, genéticos e microbiológicos.

Já no parque de imagem, estão disponíveis aparelhos como tomógrafos, ressonância, mamografia, raio-x, ultrassom convencional e doppler, ecogrago e endoscópio.

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021