fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

Galeria do Largo reabre com sete manifestações culturais de artistas locais

O espaço está mais moderno, com exposições de fotografias e vídeos, técnicas diferentes de pintura, dando voz, principalmente, aos artistas periféricos do Amazonas.

23 de maio de 2022

Compartilhe

Segundo o curador da Galeria do Largo, Cristóvão Coutinho, a proposta do espaço é permitir a inserção de novos artistas e dar a oportunidade a outros nomes já consolidados no mercado (Foto: Antonio Lima/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)

Fotos que dialogam com o cotidiano do caboclo amazonense na cheia dos rios do Amazonas, registradas pelas lentes do fotojornalista Antonio Lima, estão em destaque na reabertura da Galeria do Largo (Rua Costa Azevedo, 290 – Largo do São Sebastião), nesta terça-feira (24), às 18h. A exposição divide o espaço com mais seis manifestações culturais de artistas amazonenses.

A Galeria do Largo, administrada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, completa 17 anos de fundação.  

“A Galeria do Largo é referência no Estado para produções artísticas. Nesta nova fase, o espaço vem mais moderno, com exposições de fotografias e vídeos, técnicas diferentes de pintura, dando voz, principalmente, aos artistas periféricos do nosso Estado”, afirma o secretário da pasta, Marcos Apolo Muniz.  

Segundo o curador da Galeria do Largo, Cristóvão Coutinho, a proposta do espaço é permitir a inserção de novos artistas e dar a oportunidade a outros nomes já consolidados no mercado.  

“Buscamos reunir artistas dentro de sete exposições que tratam sobre assuntos da contemporaneidade. A reabertura da casa culmina, também, com a volta do projeto ‘Espaço Mediações’, quinta edição, onde os curadores das exposições adotaram temas, sendo a maioria com abordagem na cultura indígena e cabloca”, explica Coutinho.  

Exposições 

Na fotografia, a Galeria das Artes apresenta a exposição “Sem Bêra, Nem Êra”, do fotojornalista, Antonio Lima, nascido em Nova Olinda do Norte, que soma mais de 30 anos de carreira. Na sua primeira exposição, Lima eterniza o cotidiano dos ribeirinhos na cheia de 2012.  

São 37 fotos de moradias alagadas, captadas no Rio Amazonas, entre o Lago dos Reis e o município de Careiro da Várzea.  

A galeria aborda a temática indígena com a mostra “I.Margens”, que reúne o trabalho de fotógrafos militantes da causa, entre os quais, Alonso Júnior, Andressa Zumpano, Bu’u Kennedy, Cunhaporanga Tatuyo, Cruupoohre Akroá Gamela, Juliana Pesqueira, Paulo Desana, Raphael Alves, Robert Coelho, Samela Saterê-Mawé, Tayna Sateré-Mawé.  

A exposição recebe um “Mural da Resistência” estampado com fotografias de profissionais com representatividade na temática indígena.  

Margens 

A reabertura da Galeria do Largo traz, ainda, a exposição “Contato com Gentil”, que reúne desenhos e pinturas do artista indígena Séribhi Tëoñari, Kumú, conhecido no meio urbano como Gabriel dos Santos Gentil, falecido em 2005.  

Além da mostra de fotografias bordadas, “Maoberau – Uma ponte entre dois mundos” (In memoriam a Nazaré), por Naia Arruda; a exposição de grafismo “Sopa de Caretas”, de curadoria de Ítalo Alus. A temática de gênero é representada pela exposição “Travesti, ordem y progresso”, por M4fel Matagal, uma artista preta da periferia da Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação contra Covid-19 retorna no Vasco Vasques a partir de hoje

Esta é a quarta medida de ampliação definida pela Prefeitura de Manaus nos últimos dias. A cidade vive um aumento nos casos de Covid-19 e voltou à fase amarela.

4 de julho de 2022

AM volta à fase amarela após explosão de casos de Covid-19

Conforme boletim da FVS, a taxa de positividade de testes de Covid-19 no estado passou de 6%, no início do mês, para 24% na última semana.

4 de julho de 2022

Maioria apoia inclusão de crianças com deficiência em escolas comuns

Para o fundador do Instituto Rodrigo Mendes, o atual governo tem encampado retrocessos na inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares.

4 de julho de 2022

Após dois anos, Fuá acontece neste domingo no Largo São Sebastião

Feira Urbana de Alternativas retoma as atividades neste domingo e reúne diversos expositores, abrindo oportunidade de geração de renda a artistas e artesãos locais.

2 de julho de 2022

Duas toneladas de lixo coletado no Festival de Parintins serão recicladas

Projeto fomentou ações de incentivo à reciclagem dentro e fora do Bumbódromo, com a instalação de pontos de entrega voluntária de lixo reciclável.

2 de julho de 2022

Programa Asfalta Manaus já recuperou mil ruas em dois meses

Os bairros Santa Etelvina, Santo Antônio, Compensa, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Planalto, Japiim, Alvorada, Coroado, Nova Cidade, entre outros, já receberam obras.

2 de julho de 2022

Manaus tem 12 locais de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (2)

Quem for receber a segunda dose deve estar atento aos intervalos dos diferentes imunizantes. Nos últimos dois dias, foram vacinadas 29,2 mil pessoas em Manaus.

2 de julho de 2022

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022