fbpx

domingo, 17 de outubro de 2021

FVS-AM testa em Coari nova geração de mosquiteiros no combate à malária

Estudo pioneiro no Amazonas avaliará como a utilização de dois inseticidas juntos nos mosquiteiros impactam na população do transmissor da doença.

25 de junho de 2021

Compartilhe

Coari foi escolhida para o estudo por ser um dos municípios da região Norte com transmissão ativa de malária (Foto: Divulgação/FVS-AM))

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), realiza estudo pioneiro para verificar o impacto de nova geração de mosquiteiros impregnados com dois inseticidas, atuando de forma conjunta, no combate à malária em Coari. O estudo ocorre, desde o dia 21/06 e vai até o dia 03/07, em parceria com o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro (Fiocruz/RJ) e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA).

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, destacou que Coari é um dos municípios da região Norte com transmissão ativa de malária e que, por isso, foi selecionado para o estudo. “Ao longo dos anos, foi-se percebendo que o mosquito Anopheles, transmissor da malária, tem adquirido certa resistência aos inseticidas que são costumeiramente utilizados no controle de malária. Esse estudo visa avaliar como esses dois inseticidas juntos impactam na população do mosquito”, afirmou Cristiano.

Uma equipe da Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Malária do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-AM (GDTV-Malária/DVA/FVS), está realizando a implantação dos mosquiteiros, aplicando questionários aos moradores e avaliando a percepção da população de Coari sobre a prevenção e tratamento de malária. 

“Além do estudo, estamos fazendo uma análise e traçando um perfil para verificar se os que contraem malária são os que necessariamente não usam mosquiteiro; ou usam o tradicional mosquiteiro impregnado com inseticidas que já são usados”, afirmou Myrna Barata, gerente da GDTV-Malária/DVA/FVS.

Cenário

O Amazonas apresenta redução de 28% nos casos de malária, na comparação entre janeiro e junho de 2021 com o mesmo período de 2020. Apesar da redução, a FVS-AM alerta que o estado está em sazonalidade da doença, que ocorre a partir da vazante dos rios, trazendo estabilização dos criadouros do mosquito Anopheles.

Até a quarta-feira (23), foram registrados 20.245 casos. Enquanto de janeiro a junho de 2020, o quantitativo de confirmações da doença foi de 28.016. Os dados parciais constam no Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica – Malária (Sivep-Malária), do Ministério da Saúde.

Entre os casos registrados em 2021, os dez municípios do Amazonas que mais registraram malária são: São Gabriel da Cachoeira (3.652); Barcelos (3.508); Manaus (1.206); Tapauá (1.185), Santa Isabel do Rio Negro (1.119); Carauari (1.098); Guajará (864); Atalaia do Norte (671); Tefé (661); Maués (601); Lábrea (597); Canutama (591); Humaitá (556); e Manicoré (476).

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

‘Prato do Povo’ atenderá moradores do Viver Melhor

As refeições, servidas em buffet, são comercializadas pelo valor de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional.

16 de outubro de 2021

Wilson Lima distribui mais de quatro toneladas de pescado em ação

Durante a sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha.

16 de outubro de 2021

Shopping Ponta Negra promove palestras sobre saúde da mulher

Programação contará com palestras para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

16 de outubro de 2021

Sistema previdenciário municipal mantém certificação em nível máximo

Entre os requisitos avaliados estiveram três pilares: controle interno, governança corporativa e dimensões da educação previdenciária.

16 de outubro de 2021

Trânsito: confira o que muda para jogo entre Manaus FC e Ypiranga

O IMMU interditará a avenida Constantino Nery sentido bairro/centro a partir de 11h. No sentido centro/bairro, os ônibus e veículos poderão circular normalmente.

16 de outubro de 2021

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021