fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Festas de fim de ano: 6 dicas para um Natal mais seguro na pandemia

É fundamental manter a regra de não compartilhar os objetos pessoais, como copos, pratos, talheres. Convide pessoas vacinadas contra a Covid-19 e adote algumas medidas.

23 de dezembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Reprodução)

Mais um Natal na pandemia se aproxima, e o receio de reunir a família ainda paira no ar. Mesmo com o avanço da vacinação, muitas famílias ainda não decidiram como vão passar as festas de final de ano. 

Apesar de as infecções pelo novo coronavírus estarem no menor patamar desde 2020, ainda é preciso ter alguns cuidados para evitar que o Natal e Ano-Novo se tornem focos de contaminação entre os convidados. 

Confira um pequeno guia com ideias de como comemorar o Natal na pandemia para você e a sua família celebrarem essa data tão importante em segurança.

1. Vacine-se 

A essa altura, grande parte das pessoas já está ao menos parcialmente imunizada, o que deixa o segundo Natal na pandemia muito mais seguro. Apesar disso, é bom lembrar que as crianças ainda não puderam se vacinar, por isso todo cuidado é pouco. 

Se há crianças no grupo de risco, o ideal seria comemorar apenas com o núcleo familiar, para evitar qualquer risco aos pequenos. É também importante não esquecer que as vacinas diminuem o risco da covid-19, mas não impedem a sua transmissão. 

Mas, seguindo as recomendações de infectologistas, podemos diminuir e muito essas chances. Continue lendo o nosso artigo para aprender como preparar a sua casa para celebrar o Natal na pandemia

2. Priorize ambientes abertos 

A principal forma de propagação do vírus é pelo ar, por isso é fundamental comemorar em um ambiente bem arejado. Desse modo, as eventuais partículas aerossóis do coronavírus se dissipam rapidamente. 

A melhor opção é reunir a família para a troca de presentes de Natal em um quintal ou jardim. Providencie mesas separadas e aposte na decoração do ambiente para dar um charme a esse momento. 

Se não houver ambiente aberto disponível para as comemorações, opte por um salão bem arejado. Deixe as janelas sempre abertas e de preferência coloque dois ventiladores no local: um ventilando o salão e outro virado para a janela, funcionando como um exaustor. 

Assim, a circulação de ar fica garantida, e a ceia de Natal na pandemia pode ocorrer sem grandes riscos. Disponibilizar álcool em gel e luvas para os talheres comunitários da mesa de comida também auxilia a evitar o vírus. 

3. Não se esqueça da máscara! 

Sabemos que usar a máscara pode ser bastante prejudicial para a saúde da pele do rosto, mas ela continua recomendada para ambientes fechados ou em aglomerações. Combine com os seus familiares de retirar a máscara apenas enquanto come ou bebe, para manter todos em segurança. 

A dica vale não só para o dia de Natal na pandemia, mas também em outros eventos de final de ano. Especialmente se você não puder ficar alguns dias em casa isolado antes de encontrar a família.

4. Escolha os presentes com atenção 

Não deixe para escolher os presentes na última hora! Mesmo se for passar longe da família, planeje o envio com antecedência para que estejam embaixo da árvore na hora da celebração. 

Mas se você é do time dos indecisos, fique tranquilo! Há ótimas opções de presentes de Natal para homens e para mulheres, incluindo linha de cosméticos. Afinal, separar um tempo para o autocuidado é ainda mais importante nesses tempos tão difíceis. 

5. Não compartilhar os pratos, talheres e etc

É fundamental manter a regra de não compartilhar os objetos pessoais, como copos, pratos, talheres. Algumas dicas: disponibilize dispensadores de álcool gel próximo à pia para os convidados; limpe com frequência os locais com contato frequente e itens compartilhados – corrimão, bancadas, mesas; deixe o borrifador de álcool a vista; deixe apenas 1 pessoa realizar a montagem dos pratos e entregar aos convidados. Essa pessoa deve estar usando máscara e realizar a higienização das mãos antes da manipulação dos alimentos.

6. Fazer a festa ao ar livre

Os especialistas defendem que uma alternativa que reduz o risco é fazer a festa ao ar livre, principalmente no momento das refeições, quando as pessoas estarão sem a máscara. Algumas das opções são: um quintal ou uma varanda, em que as pessoas vão ficar em um ambiente em que o ar circula.

Da Redação, com informações da Biossance 

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Sesc Amazonas oferece aulas de Pilates aliado à Fisioterapia

Adolescentes, adultos e idosos já podem inscrever. Para isso, basta fazer o agendamento da avaliação fisioterapêutica, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

27 de janeiro de 2022

Crianças indígenas da etnia warao começam a ser vacinadas contra a Covid

A Secretaria de Saúde recomenda que as crianças com alguma doença na fase aguda aguardem total recuperação para receber a vacina contra a Covid-19.

27 de janeiro de 2022

Largo São Sebastião vai ganhar segundo letreiro turístico de Manaus

A previsão, após verificar medidas, dimensionamento e localização no Largo, é de fazer a instalação do letreiro em fevereiro. Outros pontos da cidade devem ganhar o objeto.

27 de janeiro de 2022

Teste brasileiro para Covid feito com detergente promete ser eficiente

De acordo com os pesquisadores brasileiros, os resultados do teste podem ser obtidos em cerca de 30 minutos, após a coleta do soro. E a ideia é reduzir ainda mais esse tempo.

27 de janeiro de 2022

Gratuidade nos ônibus para alunos passa a valer a partir de 1º de fevereiro

Por mês, serão validadas 44 passagens aos estudantes que não serão cumulativas, ficando a cada aluno - ou pais - a responsabilidade pela recarga do cartão eletrônico.

27 de janeiro de 2022

Ômicron explode em Manaus e transmissão da Covid volta à fase vermelha

Por conta da vacinação, os números de sepultamentos registrados neste ano são bem menores que os do início da segunda onda, em janeiro de 2021. No dia 24, houve 52 enterros.

27 de janeiro de 2022

Vacinação contra a Covid é ampliada para crianças de 6 a 9 anos

Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, em um dos quatro pontos de vacinação.

27 de janeiro de 2022

Após ajustes em edital, contratações pela SES-AM são autorizadas

Na última terça-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu cautelarmente as contratações e determinou que a SES promovesse ajustes no edital.

27 de janeiro de 2022