fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Festas de fim de ano: 6 dicas para um Natal mais seguro na pandemia

É fundamental manter a regra de não compartilhar os objetos pessoais, como copos, pratos, talheres. Convide pessoas vacinadas contra a Covid-19 e adote algumas medidas.

23 de dezembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Reprodução)

Mais um Natal na pandemia se aproxima, e o receio de reunir a família ainda paira no ar. Mesmo com o avanço da vacinação, muitas famílias ainda não decidiram como vão passar as festas de final de ano. 

Apesar de as infecções pelo novo coronavírus estarem no menor patamar desde 2020, ainda é preciso ter alguns cuidados para evitar que o Natal e Ano-Novo se tornem focos de contaminação entre os convidados. 

Confira um pequeno guia com ideias de como comemorar o Natal na pandemia para você e a sua família celebrarem essa data tão importante em segurança.

1. Vacine-se 

A essa altura, grande parte das pessoas já está ao menos parcialmente imunizada, o que deixa o segundo Natal na pandemia muito mais seguro. Apesar disso, é bom lembrar que as crianças ainda não puderam se vacinar, por isso todo cuidado é pouco. 

Se há crianças no grupo de risco, o ideal seria comemorar apenas com o núcleo familiar, para evitar qualquer risco aos pequenos. É também importante não esquecer que as vacinas diminuem o risco da covid-19, mas não impedem a sua transmissão. 

Mas, seguindo as recomendações de infectologistas, podemos diminuir e muito essas chances. Continue lendo o nosso artigo para aprender como preparar a sua casa para celebrar o Natal na pandemia

2. Priorize ambientes abertos 

A principal forma de propagação do vírus é pelo ar, por isso é fundamental comemorar em um ambiente bem arejado. Desse modo, as eventuais partículas aerossóis do coronavírus se dissipam rapidamente. 

A melhor opção é reunir a família para a troca de presentes de Natal em um quintal ou jardim. Providencie mesas separadas e aposte na decoração do ambiente para dar um charme a esse momento. 

Se não houver ambiente aberto disponível para as comemorações, opte por um salão bem arejado. Deixe as janelas sempre abertas e de preferência coloque dois ventiladores no local: um ventilando o salão e outro virado para a janela, funcionando como um exaustor. 

Assim, a circulação de ar fica garantida, e a ceia de Natal na pandemia pode ocorrer sem grandes riscos. Disponibilizar álcool em gel e luvas para os talheres comunitários da mesa de comida também auxilia a evitar o vírus. 

3. Não se esqueça da máscara! 

Sabemos que usar a máscara pode ser bastante prejudicial para a saúde da pele do rosto, mas ela continua recomendada para ambientes fechados ou em aglomerações. Combine com os seus familiares de retirar a máscara apenas enquanto come ou bebe, para manter todos em segurança. 

A dica vale não só para o dia de Natal na pandemia, mas também em outros eventos de final de ano. Especialmente se você não puder ficar alguns dias em casa isolado antes de encontrar a família.

4. Escolha os presentes com atenção 

Não deixe para escolher os presentes na última hora! Mesmo se for passar longe da família, planeje o envio com antecedência para que estejam embaixo da árvore na hora da celebração. 

Mas se você é do time dos indecisos, fique tranquilo! Há ótimas opções de presentes de Natal para homens e para mulheres, incluindo linha de cosméticos. Afinal, separar um tempo para o autocuidado é ainda mais importante nesses tempos tão difíceis. 

5. Não compartilhar os pratos, talheres e etc

É fundamental manter a regra de não compartilhar os objetos pessoais, como copos, pratos, talheres. Algumas dicas: disponibilize dispensadores de álcool gel próximo à pia para os convidados; limpe com frequência os locais com contato frequente e itens compartilhados – corrimão, bancadas, mesas; deixe o borrifador de álcool a vista; deixe apenas 1 pessoa realizar a montagem dos pratos e entregar aos convidados. Essa pessoa deve estar usando máscara e realizar a higienização das mãos antes da manipulação dos alimentos.

6. Fazer a festa ao ar livre

Os especialistas defendem que uma alternativa que reduz o risco é fazer a festa ao ar livre, principalmente no momento das refeições, quando as pessoas estarão sem a máscara. Algumas das opções são: um quintal ou uma varanda, em que as pessoas vão ficar em um ambiente em que o ar circula.

Da Redação, com informações da Biossance 

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022