fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

Fcecon alerta sobre prevenção no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

Evento do Fcecon, no Centro, chamou a atenção para os benefícios de levar uma vida saudável para evitar o câncer. Obesidade e o uso de tabaco são fatores de risco.

26 de novembro de 2021

Compartilhe

O câncer ocorre quando há o crescimento desordenado de células. Há fatores de risco como alcoolismo, uso de tabaco e obesidade, que aumentam as chances de se desenvolver a doença (Foto: Divulgação/Fcecon)

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon) conscientizou nesta sexta-feira (26) o público em geral sobre os benefícios da alimentação saudável e de exercícios físico, no Centro de Manaus, durante ação de conscientização pelo Dia Nacional de Luta contra o Câncer, celebrado no dia 27 de novembro.

Trabalhadores e população que estavam na região receberam informações importantes que ajudam a combater o câncer, por meio da abordagem de servidores e voluntários, com a entrega de panfletos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, o Amazonas deve registrar, em 2021, 5.410 novos casos da doença. Câncer de colo uterino, próstata e mama são os mais incidentes nos amazonenses.

O câncer ocorre quando há o crescimento desordenado de células. Há fatores de risco como alcoolismo, uso de tabaco e obesidade, que aumentam as chances de se desenvolver a doença.

Fazer exames regularmente, como o preventivo para mulheres, ajuda a evitar o câncer, ou a diagnosticá-lo precocemente, como ocorre com a mamografia, para o câncer de mama, e o toque retal e a dosagem sanguínea do Antígeno Prostático Específico (PSA), para os homens, em relação ao câncer de próstata.

A orientação para toda a população é que procure, anualmente, atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas de suas casas, onde homens e mulheres são examinados e encaminhados para a realização de exames de rotina, conforme indicação de faixa etária ou estado de saúde. Não é necessário aguardar ter algum problema de saúde para receber atendimento. O ideal é que a população realize os exames de rotina sem nenhum sintoma.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

Decisão foi unânime. Esquema vacinal é o mesmo recomendado para adultos: duas doses aplicadas em intervalo de 28 dias. Agência vetou dose para menores imunossuprimidos.

20 de janeiro de 2022

Técnicos da Anvisa recomendam CoronaVac na faixa de 6 a 17 anos

A aprovação ou não do imunizante para esta faixa ainda depende da votação da Diretoria Colegiada da Agência de Saúde, que ainda está em andamento.

20 de janeiro de 2022

Santa Isabel do Rio Negro vira ponto do programa Amazônia Conectada

Hospital de Santa Isabel do Rio Negro (AM) é o mais novo ponto do programa federal Amazônia Conectada e deve fazer uso de telemedicina com internet por fibra óptica fluvial.

20 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas e espaços culturais têm novos horários de funcionamento

Fica proibido o contato físico com elementos dos espaços, como colunas, paredes, vitrines expositoras, esculturas, pinturas, demarcadores, portas e maçanetas.

20 de janeiro de 2022

Predominância da variante Ômicron é de 93% em casos de Covid-19 no AM

Os novos casos detectados de Covid-19, pela Ômicron, não são de passageiros desembarcados em Manaus, vindos de regiões com transmissão comunitária da variante.

20 de janeiro de 2022

Com 7,5 mil novos casos, AM registra 29,1 mil casos de Covi-19 em dez dias

No dia 10 de janeiro deste ano, o Estado registrava 229 novos casos. Agora, são 7.505 novos casos da Covid-19 identificados nas últimas horas.

19 de janeiro de 2022

Centros de Testagem lotados podem aumentar riscos de contaminação

O Amazonas registrou quase 5 mil novos casos de Covid-19 na última terça-feira e o número pode aumentar com dois centros de testagem em funcionamento em Manaus.

19 de janeiro de 2022

Deficientes visuais trilham caminho da massoterapia, em Manaus

Turma do Senac AM, formada por 11 deficientes visuais, aprendeu técnicas como drenagem linfática, massagem relaxante, massagem terapêutica e massagem voltada para o atleta.

19 de janeiro de 2022