fbpx

segunda, 25 de outubro de 2021

Falhas como inconsistência no APP são detectados no Zona Azul em Manaus

A fiscalização da Ageman também detectou outros erros na prestação de serviço, como a demora no atendimento dos monitores aos motoristas e ocupação de vagas irregulares.

18 de setembro de 2021

Compartilhe

Vistoria aconteceu no Centro da capital amazonense (Foto: Divulgação)

A equipe de fiscalização da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) esteve nas ruas do Centro, nesta semana, e constatou que as falhas na prestação do serviço de Estacionamento Rotativo Pago Zona Azul continuam e algumas das principais falhas encontradas foram inconsistência no uso do aplicativo ZA Manaus, demora no atendimento dos monitores aos motoristas, estacionamento irregular de motocicletas, vagas em frente a garagens residenciais, e veículo estacionado ocupando duas vagas ao mesmo tempo.

A vistoria foi realizada pela Diretoria de Mobilidade e Transporte da Ageman e percorreu as vias Tapajós, Barroso, Ramos Ferreira, Joaquim Nabuco, José Clemente, 10 de Julho, Henrique Martins, 7 de Setembro e Eduardo Ribeiro.

Os fiscais fizeram um registro fotográfico dos problemas identificados e ouviram vários condutores de veículos, que utilizam o serviço diariamente.

“Uso o aplicativo, mas sempre tenho problemas com o saldo dos créditos, além de os monitores demorarem muito a aparecer para fazer o atendimento”, reclamou a motorista Valéria Araújo.

A falta de conhecimento sobre a existência do aplicativo, também foi uma reclamação bastante relatada pelos motoristas. O usuário Luciano da Silva acabou pagando duas vezes pelo uso da vaga.

“Não sabia da existência do aplicativo. Com a demora dos monitores, tive uma cobrança indevida e paguei duas vezes”, afirmou Luciano.

O chefe de Divisão da Diretoria de Mobilidade e Transporte da Ageman, João Lourenço da Silva, informou que as constatações vão subsidiar a adoção de novas medidas contra a concessionária do serviço Zona Azul.

“Fomos informados pelos representantes do Zona Azul, que adotaram algumas melhorias como a mudança do escritório de atendimento aos usuários, que agora fica bem mais central e de fácil acesso, no entanto, várias falhas ainda não foram sanadas. Vamos analisar o relatório dessa fiscalização e nossa Diretoria Jurídica vai apontar qual procedimento deverá ser realizado pela Ageman em relação a tudo isso”, assegurou João Lourenço.

Sobre o Zona Azul

Implantado em 2018, o serviço público de Estacionamento Rotativo Pago Zona Azul, passou a ser regulado e fiscalizado pela Ageman em 2019, com a publicação do decreto municipal nº 4.399, de 3 de maio de 2019.

Atualmente, o serviço oferta 3.323 vagas, sendo 2.694  na área central de Manaus e outras 629 no conjunto Vieiralves, zona Centro-Sul da capital, no entanto, nessa última localidade, a cobrança encontra-se suspensa.

O serviço é realizado pela empresa Consórcio Amazônia, Tecnologia de Trânsito da Amazônia SPE – Ltda., detentora da outorga do serviço, conforme contrato nº 014/2015, celebrado com o município de Manaus.

O sistema começou a funcionar em Manaus com tarifa de R$ 2,45 a hora. Os créditos podem ser adquiridos por meio do aplicativo Zona Azul Manaus, site www.zamanaus.com.br nos postos de venda autorizados ou ainda, pessoalmente, com os monitores.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

No aniversário de Manaus, casas pegam fogo na Zona Sul da capital

Família conta que almoçava quando teve início o fogo na casa ao lado e, em poucos segundos, as chamas atingiram o segundo imóvel. Só deu pra salvar a roupa do corpo.

24 de outubro de 2021

Totalmente revitalizado, Parque Rio Negro é reinaugurado em Manaus

O espaço é um marco na transformação realizada no bairro através das intervenções do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

24 de outubro de 2021

Professor de educação física usa jogos para trabalhar matemática nas aulas

A abordagem do professor é trazer conteúdos do cotidiano dos estudantes dentro de jogos como queimada ou jogo da velha e, assim, ensinar matemática.

24 de outubro de 2021

AM será o 1º estado do país a implantar nova fase da estratégia NutriSUS

Técnicos da SES irão apoiar os municípios na implantação do NutriSUS para o fortalecimento da nutrição infantil e o pleno desenvolvimento humano.

24 de outubro de 2021

Inspirou Copacabana? Conheça a história do calçadão de São Sebastião

De fato, o calçamento manauara foi instalado muitos anos antes da famosa calçada do Rio de Janeiro. Mas será que a inspiração carioca foi a praça São Sebastião?

24 de outubro de 2021

Wilson Lima inaugura feira de produtos regionais na Ponta Negra

Feira da ADS será realizada todos os domingos, a partir do dia 31. Neste primeiro momento, o espaço contará com 35 feirantes e terá uma ala exclusiva de produtos orgânicos.

23 de outubro de 2021

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021