fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Exame para checar níveis de vitamina D no organismo agora é obrigatório

A medida, sancionada pelo governador Wilson Lima, orienta que médicos da rede pública de Saúde incluam nos exames de rotina checagem das dosagens da vitamina no corpo.

23 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Reprodução)

O exame para checar níveis de vitamina D no organismo agora é obrigatório. A medida foi sancionada pelo governador Wilson Lima, no dia 12 de janeiro, e orienta que médicos da rede pública de Saúde incluam nos exames de rotina checagem das dosagens do pró-hormônio no corpo humano. Especialista afirma que a substância é importante para fortalecer o sistema imunológico de doenças, como a Covid-19.

“A vitamina D não é apenas uma vitamina, ela é um hormônio, por isso ela participa de diversas funções do nosso organismo. A falta dela pode gerar um aumento no risco de problemas cardíacos, diabetes, certos tipos de câncer e facilitar a infecção por gripes e resfriados, porque ela auxilia na manutenção do nosso sistema imunológico”, explicou a pediatra Jackeline Galdino, servidora Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Covid-19

A médica alerta ainda para a importância que a substância desempenha em meio a pandemia de Covid-19. “Foi observado por estudos ao longo desses anos de pandemia, que as pessoas que possuem a vitamina D, normal, têm uma evolução mais favorável para a Covid-19, um dos estudos foi conduzido por pesquisadores da Universidade Northwestern nos Estados Unidos”, informou.

Cuidado

Os benefícios da vitamina D são incontestáveis, no entanto, o seu uso sem prescrição médica ou aconselhamento profissional é desaconselhado. O excesso da substância no organismo pode ter efeitos adversos e até causar doenças, como explica a médica.

“O excesso de vitamina D pode gerar uma toxicidade, o que faz com que haja reabsorção de cálcio nos ossos, no intestino, gerando portanto uma hipercalcemia. Esse aumento de cálcio pode gerar uma perda de função renal, pode gerar pedra nos rins, além de sintomas como fadiga, fraqueza muscular, náuseas, desidratação e anorexia”, finaliza Jackeline Galdino.

Fonte: Secom

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Escolas estaduais no AM têm 840 projetos aprovados no Ciência na Escola

A lista com os selecionados foi publicada nesta sexta-feira (27). O programa visa apoiar a participação de professores e estudantes e despertar a vocação científica.

27 de maio de 2022

Inédito: advogados vão poder entrar nos presídios com peças processuais

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária chegaram a um consenso histórico, após uma audiência pública.

27 de maio de 2022

Trânsito será alterado para ‘Marcha para Jesus’ amanhã; veja o que muda

O IMMU interditará algumas vias antes, durante e depois do evento, para garantir a segurança viária dos participantes. Com isso, trânsito sofrerá mudanças a partir das 12h.

27 de maio de 2022

Agência do AM e Prefeitura de Parintins debatem sobre atracação de barcos

Agência Reguladora do Governo consultou a prefeitura de Parintins e outros órgãos para ordenar o fluxo de passageiros no Festival Folclórico.

26 de maio de 2022

Amazonas apresenta projetos ambientais para embaixador da Irlanda

Governo do Amazonas busca parceria com o projeto "Irlanda Global" para conseguir financiamentos a projetos ambientais em execução.

26 de maio de 2022

Crianças de comunidades ribeirinhas assistirão ópera no Teatro Amazonas

Crianças da comuniade do Livramento vão assistir no Teatro Amazonas o espetáculo “Onheama”, em mais uma iniciativa de inclusão cultural do Estado.

26 de maio de 2022

Fundação Cecon ganha novos equipamentos e amplia oferta de exames

Com a entrega dos equipamentos feita pelo Governo do Amazonas, a estimativa é que, mensalmente, sejam realizados na Fundação Cecon 1,5 mil tomografias e 800 exames raio-X.

26 de maio de 2022

Ações do ‘Governo Presente’ chegam ao bairro Cidade Nova pela 5ª vez

Programação tem início às 8h e encerra às 14h, neste sábado (28), no Ceti João dos Santos Braga. Mais de 20 mil atendimentos já foram realizados em edições anteriores.

26 de maio de 2022