fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Estruturas de flutuantes são alvo de fiscalização em Manaus

No total, dez flutuantes foram visitados pelo grupo técnico do Ipaam, tendo quatro deles sido notificados por uso indevido dos recursos hídricos e lançamentos de efluentes.

7 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação/Ipaam)

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou, na última sexta sexta-feira (6), mais uma etapa da operação de fiscalização na região da Bacia do rio Tarumã-Açu, zona oeste de Manaus. A ação, idealizada pela Gerência de Recursos Hídricos (GERH) do Ipaam, teve o objetivo de fiscalizar as estruturas flutuantes locais para averiguação de regularização no tocante à outorga de utilização e lançamento de efluentes aos corpos hídricos dos arredores.

A equipe formada deu continuidade à atividade iniciada na semana passada pelo órgão. No total, dez flutuantes foram visitados pelo grupo técnico do Ipaam, tendo quatro deles sido notificados por uso indevido dos recursos hídricos e lançamentos de efluentes.

De acordo com o analista ambiental e responsável pela ação, Edivaldo Ferreira, as estratégias da operação estão garantindo bons resultados, tendo em vista que as equipes de fiscalização também avaliam os efeitos da atividade humana a cada fim de semana.

“As fiscalizações irão continuar, e para isso estamos estabelecendo novas metas, inclusive junto de outras gerências do Ipaam. Vamos nos reunir para a definição das próximas ações, com o objetivo de unificar as competências para um mesmo propósito, que é a proteção do nosso Tarumã”, afirmou Edivaldo.

A ideia é intensificar ações de fiscalização e orientação, principalmente agora com o início do verão amazônico e a vazante do rio Negro, quando há um aumento no número de banhistas no local.

Visitas recorrentes nos flutuantes

No último sábado (31), a região do Tarumã já havia sido visitada pela equipe da GERH do Ipaam. Os profissionais do Instituto promoveram uma ação de educação ambiental, buscando sensibilizar os proprietários e frequentadores dos balneários flutuantes para a importância da regularização e do envolvimento popular no cuidado desses locais, bem como do reflexo na saúde da comunidade.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021