fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Espaços culturais do Amazonas recebem obras de reparo e modernização

Cronograma da Secretaria de Cultura contempla lugares como Teatro Amazonas, Usina Chaminé, Povos da Amazônia, Palacete, Museu do Seringal e Central Técnica de Produção.

13 de maio de 2021

Compartilhe

Local vai receber manutenção (Foto: Divulgação)

Teatro Amazonas, Palacete Provincial, Museu do Seringal, Central Técnica de Produção (CTP) e os centros culturais Usina Chaminé e Povos da Amazônia estão recebendo uma série de obras de modernização e reparos feitos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Todos estes lugares terão as atividades executadas até o final deste semestre.

Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, neste ano, o primeiro espaço a receber reformas foi o Teatro Amazonas, com a proposta de aprimorar os sistemas de proteção e preservação patrimonial. Ele explica que, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (Iphan), foram retomados os serviços de modernização dos sistemas de combate a incêndios, pânico e proteção a descargas atmosféricas, a instalação de circuitos de monitoramento, assim como reparos nas pinturas interna e externa. 

O projeto inclui ainda a instalação de alarme e mecanismo de detecção de fogo e fumaça via wireless (sem fio), para oferecer uma resposta rápida em caso de incidente.

“Estamos com um estudo para recuperação dos elementos componentes da cúpula, como a estrutura metálica de sustentação, que vem sofrendo oxidação em algumas áreas dos perfis que a compõem, além da realização de serviços de limpeza e proteção contra corrosão e pintura de proteção”, afirma o titular da pasta.

“As escamas em algumas áreas, devido à ação natural do tempo e a poluição, tiveram perda parcial da camada vitrificada de proteção e massa do material cerâmico. Então, estão programados substituição das escamas danificadas, utilizando estoque ainda existente no teatro, proteção impermeabilizante e pintura nas áreas desgastadas”.

Centros culturais

Na Usina Chaminé, por meio de uma parceria com a Amazonas Energia, foi implantado um projeto de proteção contra incêndio, que contempla os equipamentos necessários conforme as normas do Corpo de Bombeiros. 

Conforme Marcos Apolo, são realizadas ainda adequações físicas para proteção de usuários e visitantes, como a escada de saída de emergência no piso superior para o térreo e melhoria da segurança da escada de acesso principal ao piso superior.

“O prédio da Usina Chaminé deve receber a homologação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para abrigar as instalações do laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça”, adianta o secretário.

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia iniciou a manutenção nas instalações hidráulicas e sanitárias dos banheiros, para garantir a sustentabilidade no âmbito do patrimônio imaterial, assim como as reformas no Xapono Yanomami e na Maloca Aruak, com a parceria da Mil Madeiras Preciosas, que doou toda madeira 100% certificada para a ação. 

Museus

No Palacete Provincial, que abriga a Pinacoteca do Estado e os museus de Numismática, Tiradentes, da Imagem e do Som (Misam) e de Arqueologia, está em andamento a revisão geral da cobertura e forro do corredor do pavimento superior, recuperação de esquadrias, limpeza da cisterna, pintura da escada metálica, troca da porta de ferro da guarita e construção de mureta de contenção para evitar entrada de água no final do corredor do subsolo.

O Museu do Seringal Vila Paraíso, localizado a 25 minutos de Manaus, com acesso por via fluvial, também vai receber manutenção após uma visita técnica para identificar os pontos a serem recuperados. Outra atividade em andamento no local fica por conta da identificação das espécies de árvores, numa parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). 

Produção

A Central Técnica de Produção, onde são confeccionados e armazenados cenários e figurinos, segue em processo de manutenção do telhado, com a troca de telhas.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021